Durante todo mês de janeiro, equipes da Prefeitura de Maceió juntamente com equipes da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estarão realizando diversas inspeções em torno da bacia da Pajuçara para buscar identificar ligações clandestinas na rede pluvial.

A operação Rede Limpa começou nesta quarta-feira (02), de forma para fiscalizar e conscientizar a população. Segundo Clécio Falcão, presidente da Casal, muitas das ligações clandestinas são feitas como uma maneira de levar vantagem com relação ao pagamento da taxa de esgoto ou para resolver algum tipo de problema.

No entanto, a coletividade acaba sendo prejudica com o vazamento de esgotos nas ruas e até a poluição do mar, com as manchas escuras. “Isso interfere diretamente na balneabilidade das praias e na economia do município, pois com as praias recebendo esse esgoto acaba afastando os turistas”, colocou Falcão.

O secretário Mac Lira afirmou que essa fiscalização será muito mais eficiente, pois as duas galerias – esgoto e água – serão abertas simultaneamente para que possa identificar. Ele lembrou que as pessoas que foram flagradas em outras fiscalizações serão vistoriadas.

Com a atuação conjunta, a proposta é atenuar bastante o número de ligações clandestinas na cidade.

*Estagiária sob supervisão da editoria