Os alagoanos já se preparam para esperar 2019 com muita festa e com a segurança em alguns pontos da capital e também em cidades do interior que recebem um grande volume de visitantes será reforça, a partir deste dia 31. A Polícia Militar reservou 1.212 militares para compor o reforço da segurança durante as festividades.

Somente em Maceió serão 799 policiais, de acordo com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), através do policiamento a pé, motorizado e por meio dos conjuntos da Cavalaria. Além disso, as equipes do serviço ordinário e das unidades especializadas que já fazem o recobrimento de área, como a Radiopatrulha e o Bope, também estarão atuando.

Para os locais com queima de fogos serão 540 militares distribuídos em diversos pontos da orla marítima e dos bairros do Jacintinho e Benedito Bentes. Em Marechal Deodoro, o aumento no efetivo será feito no Centro e na Praia do Francês. Também serão destinados mais policiais para as cidades de Paripueira, Pilar, Barra de Santo Antônio e Barra de São Miguel.

O policiamento na orla de Maceió foi dividido em cinco setores abrangendo toda a região que vai do Memorial Teotônio Vilela, na Pajuçara, até o Posto 7, na Jatiúca. A região de Cruz das Almas, onde haverá uma grande festa particular, também receberá policiamento.

Com escala alternada, o reforço será feito, em três turnos, a partir das 14h do dia 31 de dezembro até às 3h da terça-feira, 1º de janeiro. A orla ainda vai contar com a unidade móvel de videomonitoramento, que auxiliará a ação policial com várias câmeras.

No Benedito Bentes e no Jacintinho, o aumento no policiamento será de 21h às 3h, onde ocorrerão queimas de fogos e shows artísticos. Nas outras regiões do CPC, o reforço acontecerá a partir das 22h. As demais cidades que não informaram ter festas com queima de fogos terão o serviço ordinário e o recobrimento feito pelas unidades especializadas.

No Centro de Maceió, desde o início do mês de dezembro, policiais militares se revezam diariamente em dois turnos, inclusive aos sábados e domingos, reforçando o policiamento durante a época de compras de fim de ano. Este final de semana não será diferente: no último dia de 2018, as equipes estarão no local das 8h às 14h, enquanto o comércio funciona.

Para discutir o planejamento, o CPC se reunirá com os oficiais escalados nesta sexta-feira (28), a partir das 10h, no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no bairro do Trapiche da Barra.

Réveillon no interior

O Comando de Policiamento do Interior (CPI) também irá reforçar o efetivo nos locais onde haverá festas de Réveillon, principalmente nos municípios que tradicionalmente apresentam maiores aglomerações. Além do aumento no efetivo, todos os municípios abrangidos pelo CPI terão as guarnições do serviço ordinário.

Ao todo, serão 413 policiais a mais nos municípios de Maragogi, São Miguel dos Milagres, São Miguel dos Campos, Olho D’Água do Casado, Piranhas e Coruripe, além de Arapiraca e região.