Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (21), o Governador de Alagoas, Renan Filho, apresentou os resultados dos casos de homicídios registrados no Estado ao longo do seu Governo e apresentou as mudanças para Alagoas em 2019. A coletiva foi realizada no Palácio República dos Palmares, localizado no bairro do Centro, em Maceió.

Questionado sobre as possíveis mudanças para a cúpula do Estado em 2019, Renan destacou que no próximo ano Alagoas terá três mudanças importantes: o advogado Felipe Cordeiro irá assumir o Gabinete Civil. Já no que diz respeito ao comando do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), o Coronel Adriano sairá do posto, enquanto o Coronel André assume a posição. “Essa é uma mudança depois de quatro anos”, comenta o Governador. Já no Detran/AL, Cacá Gouveia deixará a posição para assumir outro posto, ainda não divulgado, no Governo. Enquanto isso, Adoaldo Catão assume a posição.

Dentre as mudanças destacadas, o Governador afirmou que tende a fazer outras alterações no próximo ano, mas irá aguardar o início de 2019 e a nova organização política para que os novos parlamentares assumam os cargos no Governo Federal e, assim, possa ver como será o comportamento desse cenário para fazer as devidas mudanças.

“Adianto que o Governo vai primar para reduzir custos, para dar mais eficiência, para cobrar dos órgãos que se autofinanciem. Eu não acredito que órgãos públicos podem consumir recursos de outros lugares se eles próprios não gerarem os seus recursos”, explicou Renan.

Ainda segundo o Governador, “nós estamos trabalhando numa reforma administrativa dessa maneira para que a gente tenha um Estado sólido fiscalmente [...] Sólido fiscalmente que é agenda que a gente precisa ter para estar preparado para qualquer cenário no futuro. Eu torço para que o Brasil volte a crescer, mas estaremos preparados para o crescimento ou para um momento de dificuldade como o Brasil viveu nos últimos anos. Nós governamos num cenário muito adverso”, comentou o Governador.

Índices de homicídios

Durante a coletiva, o Governador relatou que por muito tempo, Alagoas foi considerado o estado mais violento do Brasil. “Durante cerca de 10 anos, nós estivemos no topo da violência. Desde que assumimos o Governo até agora, nós estamos trabalhando duro pra reduzir a violência. No ano de 2018 estamos com resultados muito fortes”, destacou Renan.

O Governador fez um comparativo entre os anos de 2011 e 2018 que mostra que, ao longo desses anos, o número de homicídios no Estado reduziu cerca de mil homicídios [a pesquisa não contabilizou o mês de dezembro deste ano]. Enquanto no ano de 2011, Alagoas acumulava o número de 2.417 homicídios, o ano de 2018 apresentou o índice de 1.401 homicídios. “Nós estamos tendo o melhor resultado em 2018, dentro do nosso Governo”, explica o Governador.

Renan ainda destacou, durante a coletiva, que algumas mudanças de postura em seu Governo foram fundamentais para reduzir os índices de violência. “O primeiro ato do nosso Governo foi acabar com os gabinetes militares. Esse palácio já chegou a ter 350 militares tomando conta dele. Hoje, tem vinte fazendo a segurança [...] Nós acabamos com alguns, reduzimos a segurança dos Poderes decisivamente. Isso possibilitou, naquele primeiro ato de Governo, no primeiro dia de 2015, colocar 350 homens, aproximadamente, nas ruas. Então, isso foi só uma mudança de postura”, esclareceu Renan.

Segundo o Governador, essa mudança de postura deu continuidade coma  criação da Força Tarefa de Segurança, dos Centros Integrados de Operação de Segurança Pública (Ciosp), a convocação da reserva técnica da Polícia Militar e da Polícia Civil, da Perícia Oficial do Estado de Alagoas (PO/AL), o investimento na construção de novos equipamentos como o Instituto Médico Legal (IML), o Laboratório Forense, o fortalecimento do Batalhão Aéreo e do trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL). “Agora isso começa a se sobrepor porque a gente já está com mais oito Centros Integrados de Operação de Segurança Pública (Ciosp) que serão abertos no início do ano de 2019”, afirmou o Governador.