A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC TIC), do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (20) mostrou que o número de usuários de internet cresceu no Brasil. No ano de 2017, em Alagoas, 78% das pessoas utilizavam a internet através do celular. A pesquisa mostrou um crescimento em comparação a 2016 no estado.
Sobre o funcionamento do serviço da rede móvel celular para telefonia ou internet a domicílio, em 2016, 75% das pessoas disseram que o serviço funcionava em Alagoas. Apenas 19,7% disseram que não o serviço não funcionava.
Em 2017, o número de acessos teve um crescimento. De 1102 pessoas, 869 falaram que utilizam o serviço de rede móvel para telefonia, correspondendo a 78% dos entrevistados. Segundo o levantamento, 160 pessoas, que correspondem a 14% disseram que o serviço não funcionava.
Em relação aos tipos de conexão, a banda larga móvel teve uma queda no estado. Em 2016, 99% das pessoas utilizavam a internet por banda larga. Já em 2017, 97% das pessoas disseram que utilizam apenas a internet banda larga.
Utilização da Internet
No Brasil, os resultados da corroboram que a utilização da Internet nos domicílios vem crescendo rapidamente. Em 2016, a internet era utilizada em 69,3% dos domicílios permanentes do País e este percentual aumentou para 74,9%, em 2017.
O crescimento da utilização da Internet nos domicílios da área rural foi mais acentuado que nos da área urbana, contribuindo para reduzir a grande diferença entre os resultados destas duas áreas. Em área urbana, o percentual de domicílios em que a Internet era utilizava estava em 75,0%, em 2016, e aumentou para 80,1%, em 2017, e, em área rural, subiu de 33,6% para 41,0%. O mesmo tipo de evolução foi observado em todas as Grandes Regiões.
Pesquisa
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua substituiu a Pnad e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME). Por meio da pesquisa, são publicados relatórios mensais e trimestrais com informações conjunturais relacionadas à força de trabalho. Também são divulgadas informações educação e migração. Há ainda suplementos em que determinados assuntos são pesquisados com periodicidades diferentes.
*com Agências










