Após 82 anos, desde 1936, quando Esperidião Rodrigues, Emancipador de Arapiraca, presidiu pela primeira vez a sessão do Poder Legislativo, a sede sai em definitivo de sua origem na Avenida Rio Branco, Centro, para se instalar na antiga Escola de Governo, no bairro de Santa Edwiges, em Arapiraca.
Durante 82 anos, a sede do Poder Legislativo de Arapiraca, localizada na Avenida Rio Branco, Centro, mudou de endereço para se instalar na Rua Lúcio Roberto e depois na Paula Magalhães, ambas no Centro, para reforma, retornando após para o endereço onde tudo iniciou.
Em 2017, foi iniciada uma conversação entre a presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça, para uma troca entre o prédio sede do Legislativo e a antiga Escola de governo, no bairro de Santa Edwiges.
No mesmo ano, as negociações foram encerradas com a troca de prédios. Com isso, também foi indiciada um trabalho de adequação da nova sede do legislativo, para receber vereadores, servidores e o público em geral.
Um jardim foi feito, com um imenso painel com o nome da Câmara Municipal de Arapiraca, Casa Herbene Melo, em verde, em homenagem a ex,-vereadora, que morreu vítima de acidente automobilístico, no dia 28 de janeiro de 1996, indo a Fortaleza para Jaguaribe, no estado cearense.
Na entrada principal recebeu uma pintura em cinza e amarelo, com a extensão completa sendo colocada pedras em granito para evitar a poeira e a lama no período de inverno.
No interior, as salas receberam uma completa pintura e adequações. O antigo auditório foi completamente mudado, recebendo mesas em mármore, com setenta cadeiras confortáveis para o público, uma sala de som com seis grandes caixas, proporcionando ao público, ouvir o que falam os vereadores, um painel com as fotos de todos os ex- presidentes.
No plenário, as mesas dos vereadores, foram posicionadas em diagonal, proporcionando aos parlamentares, uma posição onde não fiquem de costas para o público.
Os vereadores poderão contar, com uma extensa sala de reunião que dará acesso ao plenário.
"Ultimamente aqui está sendo a minha casa. Cehego aqui às oito horas da manhã e saio quase seis horas da noite.
Acompanho como se fosse a minha própria casa, porque aqui é a extensão da minha, onde passo mais tempo aqui, do que em casa”, disse ela.
Segundo a Professora Graça, desde que foi feita a troca de prédio no ano passado, que a sua maratona, tem sido uma constante, onde mesmo contando com apoio dos demais vereadores , não deixa um dia sequer de acompanhar as obras.
A presidente Professora Graça confirmou que devido a alguns ajustes e adequações nas salas, a inauguração que inicialmente estaria prevista para acontecer no próximo dia 19, às 9h00, foi adiada para o próximo dia 21, no mesmo horário previsto inicialmente.