Podemos definir que a Cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Mas, para desenvolver a cultura e colocar em prática ainda são desafios que tem que ser superados.
A peleja são diversas desde incentivo de se fazer arte, até o apôio ou estímulo das empresas e do setor público.
A cultura popular é influenciada pelas crenças do povo em questão e é formada graças ao contato entre indivíduos de certas regiões. Pode envolver áreas da música, literatura, gastronomia, etc. E faz muito bem ao povo que pratica, que apoia, e ao povo que participa e vibra com a arte popular. Feliz a cidade que tem como a cultura o seu valor.
Mas, no segundo maior município de Alagoas, a Terra de Manoel André, tem vivido momentos felizes e de braços dados com a cultura popular.
A Prefeitura de Arapiraca tem feito em dois anos, o que há vinte anos não fizera para a cultura popular. A administração que tem como gestor, o professor Rogério Teófilo tem aberto portas e janelas para o artista da terra e para a cultura.
Foram assinados contratos de música e audiovisual. O poeta e músico Pedro Augusto, por exemplo, vai lançar um álbum de canções inéditas graças ao edital Prêmio Mestre Nelson Rosa.
“O nosso desejo é de o arapiraquense protagonizar seus feitos. Este aqui é apenas um incentivo”, pontua o gestor.
Resgatar a cultura é trabalho árduo que o Prefeito e Professor Rogério Teófilo tem feito. Arapiraca tem o Forró na Praça com o artista Afrisio Acácio comandando a festa, tem o Rock para a juventude, recentemente teve a FLIARA, que colocou Arapiraca no calendário Nacional, entre outros...
Os amantes da cultura tem o que festejar, pois o município arapiraquense vive e respira a cultura popular.
QUEM AMA ARAPIRACA, TRABALHA!