O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 ocorre neste domingo (11), e, ao todo, os estudantes de todo o país terão  cinco horas para resolver 90 questões de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). Nesta reta final, a redação do CadaMinuto conversou com professores de cada uma das áreas, que relembraram os assuntos mais cobrados no exame e deram dicas para a realização de uma boa prova. Confira:

Biologia

Alvenan Santos​​​

O professor Alvenan Santos conta que apesar de dispor de apenas 15 questões para abordar todos os assuntos de biologia, é possível, a partir de uma análise das provas anteriores, selecionar os temas mais frequentes e, portanto, com maiores probabilidades de cair na prova. 

Segundo o professor, dentre os temas que devem ser valorizados pelos alunos pode-se destacar em ordem de importância: 

ECOLOGIA: Ênfase aos desequilíbrios ecológicos, tais como poluição, aquecimento global, além de cadeias alimentares e ciclos biogeoquímicos. 

CITOLOGIA: Atenção especial para divisões celulares e relação organela/função. 

GENÉTICA: Leis de Mendel e conceitos básicos. 

FISIOLOGIA HUMANA: Conhecer os mecanismos de circulação, digestão, excreção, transmissão de impulso nervosa e ação hormonal. 

BIOTECNOLOGIA: Todos os anos é contemplada com uma questão, portanto, é necessário conhecer clonagem, transgenia, ácidos nucléicos e células tronco. 

SAÚDE: Todos os anos cai uma questão envolvendo programa de saúde, portanto, o aluno deve revisar as principais doenças, principalmente as viroses: zika, dengue, febre amarela, sarampo e chikungunya.

Física

Ramilton Batinga

Para o professor de física Ramilton Batinga, das 15 questões destinadas a matéria, cinco costumam abordar mecânica, cinco ótica ondulatória e termologia e cinco eletricidade junto com magnetismo.

"Das cinco questões prováveis de mecânica, costuma-se cobrar encontro de móveis, movimento relativo, MU, MUV e atrito entre os corpos e objetos. Também é muito comum, em mecânica, cobrar hidrostática" explicou ele.

Ainda segundo Ramilton, ondulatória é o assunto mais recorrente no Enem. Os princípios e fenômenos ondulatórios sempre são cobrados nas provas. 

Em eletricidade, a primeira lei de ohm, associação de resistores  e a parte do eletromagnetismo tem ganhado cada vez mais espaço no Enem.

Matemática

Jaguar Neto

O professor de matemática Jaguar Neto afirmou que espera que a prova seja corrrespondente aos últimos anos, seguindo os mesmos parâmetros.

Sobre os assuntos, Jaguar afirmou que é primordial que os alunos não esqueçam de matemática básica, que figura cerca de 30% da prova. Além disso, o professor frisou que estatística, análise combinatória e propabilidade também são muito cobrados no exame nacional.

"O aluno também não pode ir pra prova sem saber sobre geometria, principalmente a plana e a espacial, que caem com muita frequência. O conselho que eu daria nessa reta final é tranquilidade, dormir cedo, acordar disposto e sair cedo de casa para não perder a hora" disse ele.

Química

Professor Walder

Sobre a prova de química, o professor  Walder explicou que a expectativa é de que a prova venha semelhante aos anos anteriores, e que um dos temas que cai muito na avaliação é o  Meio Ambiente, assunto comum entre as disciplinas de química e biologia.

"A expectativa é de que seja parecida com a dos anos anteriores.O Enem trabalha dentro das competências e as repetes ano após ano. O aluno que focou o ano nas competências do enem , direcionado seu estudo nas suas respectivas habilidades , certamente fará uma excelente prova" disse.

O professor também afirmou que o exame de química traz muitas questões referentes à química orgânica , discorrendo sobre as características do carbono, o reconhecimento de funções e isomeria e reações.  Além disso, de acordo com Walder, o exame tame, traz questões voltadas ao conhecimento de basicidade e acidez, solubilidade e o caráter anfótero das substâncias.

"Outro assunto que vem caindo anualmente é cálculo estequiométrico, junto com metal de sacrifício, galvanização, cinética  e separação de mistura" acrescentou ele.

Walder ainda contou que uma preocupação das provas do enem é conscientizar o aluno que  de é preciso preservar nossa água potável (água doce), por isso formas de dessalinização (destilação e osmose reverse) são abordadas com frequência , além da 'ETA' (estação de tratamento d’água).

"Por fim o aluno precisa ter conhecimento de radioatividade, ficando nas vantagens e desvantagens da energia nuclear e diferenciar os varios tipos de combustível, renováveis e não renováveis" finalizou.