É verdade que os tempos são outros. Mas também é verdade que o senador Renan Calheiros (MDB) ainda é o mesmo. Ocupar papel de destaque em Brasília sempre fez parte do seu enxadrismo de polvo, com tentáculos onde menos se espera... 

Então, o que Renan Calheiros coloca em suas declarações nesse exato momento correpondem ao saber se posicionar conforme as peças de xadrez. 

Em recente entrevista, como mostra o CadaMinuto, o senador alagoano, que foi reeleito para mais oito anos de mandato, diz que não definiu se será candidato à presidência do Senado Federal. 

Calheiros não quer se desgastar. Sabe que só entra em uma disputa - como disse no texto anterior - se tiver perspectiva real de vitória. Logo, hoje, esta é a declaração que deve ser usada em público. 

Todavia, Renan Calheiros não deixa cavalo passar selado. Sendo assim, nos bastidores trabalha para colocar a sela. 

Quando disse, no início desse texto, ser verdade que os tempos são outro, refiro-me a 2015, quando, em janeiro daquele ano, assumiu discurso semelhante e trabalhou para que ele fosse o nome indicado pelo seu partido. Construiu assim uma candidatura que não era de si mesmo. 

Evitou ao máximo se assumir candidato. Resultado: Calheiros conseguiu ser eleito presidente da Casa com 49 votos, vencendo Luiz Henrique (MDB). Conseguir o apoio do partido lhe permitiu o discurso ácido contra o adversário, sendo Renan o nome oficial da legenda. 

Renan Calheiros sabe que agora situação é ainda mais adversa. Os futuros governistas que apoiam o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) rejeitam o nome do senador emedebista. Ao senador, como se viu em sua mais recente entrevista à Revista Veja, restou a cautela. 

O senador alagoano aposta na tradição da proporcionalidade para ganhar força. Só não dirá isso em público. 

Calheiros é hábil nisso. 

Portanto, nada de estranho nas declarações recentes do emedebista, quando diz que não definiu ainda se será candidato. Sonda o terreno, mas aposto que com vontade já estabelecida. Renan Calheiros sabe jogar o jogo. Ele já renasceu diversas vezes diante de crises que pareciam seu fim político. Além disso, sabe trabalhar eleições no tapetão. 

Quem não conhece Renan que compre o que ele diz...
 

Estou no twitter: @lulavilar