As redes sociais são um meio eficiente quando o assunto é empreender. A tendência, que abrange diversos segmentos, atrai novos clientes e fideliza os antigos. Na capital alagoana, o sucesso do negócio real, mas também virtual vai desde um studio de maquiagem, studio fotográfico, açougue e até mesmo um consultório odontológico em que os empreendedores apostaram na ferramenta como um meio para atrair o público e apresentar resultados satisfatórios.
Ainda não existe nenhuma fórmula mágica para conquistar usuários nas redes sociais, quando a empresa inicia um processo de publicidade na era digital, se faz necessário buscar uma maneira mais adequada para interagir com o seu público-alvo, variando de acordo com cada negócio.
O cirurgião-dentista Bruno Bastos, de 26 anos, contou à reportagem do CadaMinuto que as redes sociais, em especial o Instagram, contribuiu bastante para o seu crescimento profissional. Atualmente, Bruno possui mais de 19mil seguidores e utiliza vários métodos para interagir com seus pacientes.
“As redes sociais me ajudaram como
forma de expansão. Consegui obter mais clientes. Além disso, criei certa autoridade com o público, pois, as pessoas sempre se lembram de mim, quando pensam ou precisam de um dentista, e me veem como uma referência na minha área, e, isso é muito bom.”, destacou o cirurgião.
Bruno relata que usava o seu perfil apenas para fins pessoais, mas durante uma conversa em uma das consultas de rotina, com uma amiga que é empresária e hoje sua parceira de negócios a La Guapa, ele se sentiu influenciado e passou a ver os benefícios da conta comercial no Instagram.
“Ela já usa o Instagram na plataforma comercial há muito tempo, e me mostrou sua página que já tem resultados satisfatórios por meio da utilização das redes. Através dela fui incentivado a criar o meu próprio perfil no formato para negócios. A partir daí, eu passei a pensar fora da caixa e passei a divulgar o meu trabalho.”, esclareceu.
Reconhecimento
O dentista conta que os resultados obtidos devido à repercussão do trabalho digital são ilimitados e impressionantes. “Realmente, você consegue ter e construir em pouco tempo, clientes fidelizados, e que além de tudo indicam para outras pessoas que muitas vezes não tem acesso.”
“É gratificante ter um trabalho reconhecido. Porque é um trabalho que é em curto prazo, como eu sempre estou frisando. Eu estou nas redes sociais divulgando o meu trabalho a menos de um ano. E fazendo um trabalho bem feito, as pessoas reconhecem e lhe prestigiam pelo que você faz.”, disse o dentista.

Conhecimento
Bruno Bastos revelou que antes de utilizar as redes sociais, ele fazia um marketing que era de boca a boca. Onde esperava o cliente entrar em seu consultório e fazia sempre o melhor para que ele pudesse sair satisfeito e também me indicasse para outras pessoas. Além disso, ele afirma ter trabalhado muito com panfletagem por acreditar que era o marketing que mais tinha sucesso antes de entrar nas era digital.
O especialista em próteses disse ainda que, antes de tudo ele precisou entender o mercado digital. “Divulgar é totalmente diferente de fazer marketing. Muitas pessoas utilizam o Instagram para divulgar o que fazem. Eu faço marketing do meu trabalho, acredito que esse seja o meu diferencial.”
“Procuro produzir conteúdos informativos de qualidade para atrair o público alvo e tirar dúvidas do cotidiano que eles possuem em. Além de dar dicas para que possam ser usadas e feitas em casa ou em qualquer outro lugar que o meu cliente/internauta esteja.”, explicou.
Dicas
A dica que o doutor Bruno dá para os iniciantes é de procurar as pessoas que já obtiveram sucesso e que deram certo no ramo, para saber como foi os procedimentos. A respeito do que elas fazem ou o que postam para atrair o público.
Além disso, ele conta que é preciso saber qual é o seu público, quem lhe segue. Se são seguidores da região ou não. Se você vai conseguir atingir a pessoa que está lhe seguindo de alguma forma para vender o seu produto. E a partir daí, você começa a iniciar as divulgações.
De acordo com o doutor, feito é melhor que perfeito. É preciso fazer e fazer novamente para tentar ter resultado. “Não importa os números, ou seja, a quantidade de seguidores que você tem. Não foque somente na quantidade de visualizações, curtidas ou comentários que são obtidos. Esses são um dos pilares necessários para crescer nas redes. Porém, quantos desses seguidores você consegue engajar para o seu produto/ serviço? Quanto deles são transformados em clientes/pacientes?[...] A interação com os internautas tem que ser total, mas para isso é preciso saber e conhecer quem é o seu público alvo.”, esclareceu o cirurgião, quando foi questionado a respeito da quantidade de seguidores e de como é feito o feedback com o público.
Rodrigo Teixeira, que é açougueiro e empreendedor da Casa das Carnes, garante que hoje, a melhor forma de divulgar seu trabalho, empresa ou serviço é utilizando as redes sociais. Através dela você consegue alcançar mais pessoas do que qualquer outra forma.

“As redes sociais ajudam na divulgação dos meus produtos, serviços e possíveis projetos que pretendo realizar”, comenta Rodrigo.
Para aqueles que estão dando início aos negócios nas redes sociais, Rodrigo dá uma dica. “Procure sempre mostrar conteúdos que você realmente acredita que dá certo. Se você faz com paixão o seu conteúdo, ele se espalha com facilidade. Tudo que você precisa mostrar é conhecimento e confiança em tudo que você se propõe a fazer”.
De acordo com Maria Vitória, maquiadora profissional e proprietária de um Studio de maquiagem, o ideal para conseguir manter um público assíduo é ser sempre transparente e demonstrar sempre para o seus clientes aquilo que você é de verdade.
“Eu busco sempre interagir com os meus seguidores, fazendo perguntas, elaborando promoções. Eu penso que quanto mais pessoas conhecerem e gostarem do seu trabalho, melhor será.”, disse Vitória.
“Busco sempre ter parcerias, faço diversos sorteios... Transformei minha página em comercial, para que ela possa ter um alcance maior, além de sempre atualizar o feed e gravar stories. Continuo sempre divulgando o meu trabalho nas redes sociais. Sem contar que, desde o inicio todo mundo que eu encontrava na rua eu pedia pra seguir a página e divulgar também.”, esclareceu.
A empresária destacou ainda a importância de o profissional ser reconhecido pelo que faz. “As pessoas não compram o seu produto. As pessoas compram você. Então, você tem que ser sempre muito transparente e o melhor naquilo que faz. Você tem que ser legal, além disso, os seguidores precisam tem você como inspiração.”

Segundo a Maria Vitória, sem o uso da mídia digital seria bem mais difícil de trabalhar, e de ter tantos clientes, pois, hoje em dia ela faz tudo pelo Instagram. Além de sempre divulgar o seus trabalhos, agendar horários e etc.
Conforme a fotógrafa Marcela Velozo, foi a partir das redes sociais que ela conseguiu divulgar o seu trabalho, que começou em uma cidade pequena e se expandiu para outras regiões do Brasil através do Instagram.
Marcela conta que após comprar um novo celular, ela decidiu fotografar a própria irmã e ficou surpresa com o resultado, o que motivou na criação da página e publicação das fotos. “Desde o primeiro dia, tive um respaldo muito bom dos meus amigos e do público em geral. Além de divulgar, eu consigo interagir com as pessoas. A impressão deles e a interação são de grande importância. Estou sempre criando formas de me engajar com eles e o resultado é de muita satisfação”, comenta a fotógrafa.

Um dos principais desafios enfrentados pela fotógrafa foi o preconceito por parte dos outros fotógrafos por não utilizar câmeras fotográficas profissionais. “Hoje, eu já não me importo mais com certos tipos de críticas. Recebo muito mais amor e é isso que importa, relata.
Questionada sobre o seu maior diferencial nas redes sociais, Marcela conta que acredita que as fotos artísticas e a utilização de coisas simples são seus maiores diferenciais. “É por esse caminho que quero seguir, gosto de transformar uma simples caixa d água, geladeiras ou até mesmo um pedacinho de jardim nos meus cenários. É isso que acredito que tem atraído muito meu público”, finaliza Marcela.
*estagiárias sob a supervisão da editoria








