Equipes do Serviço de Abordagem Social (Seas) dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) iniciaram nesta segunda-feira, dia 29, visitas aos cemitérios da capital para tentar coibir o trabalho de menores no Dia de Finados. Hoje foram visitados os cemitérios da Piedade e São José, localizados nos bairros do Prado. Na próxima quarta-feira (31,  as equipes também visitarão os cemitérios do Jaraguá, Ipioca e Riacho Doce.

A assessoria de Comunicação do órgão informou que qegundo a secretária municipal de assistência social,  Celiany Rocha, nesta data, várias crianças são encontradas trabalhando com vendas de produtos nas proximidades e nos cemitérios. “Por isso é muito importante conscientizarmos antecipadamente os administradores de cemitérios, ambulantes e pais. Conversamos até mesmo com as crianças sobre os riscos do trabalho  infantil,  para que também se comprometam no combate a  essa prática, a fim de que  crianças e adolescentes fiquem fora de qualquer ambiente que os remetam a trabalho ou tarefas em troca de remuneração”, destacou.

De acordo com a assistente social do Seas do Creas Orla Lagunar, Jeane Lima, as visitas têm o objetivo de observar e monitorar a incidência de casos de trabalho infantil para que crianças e adolescentes saiam dessas condições e tenham acesso às políticas públicas. “Nessa região o trabalho de crianças e adolescentes nos cemitérios é algo cultural. Viemos conscientizar as pessoas de que o trabalho infantil só tem pontos negativos e até nocivos à saúde, interferindo no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes”, ressaltou.

Para o administrador do cemitério da Piedade, Lúcio Flávio, é muito importante esse tipo de conscientização. “Vamos trabalhar em conjunto para tentar coibir o trabalho infantil. Vamos solicitar também a presença dos Conselheiros Tutelares da Região II, porque eles têm o poder de abordar crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e tomar as medidas cabíveis. É também muito importante o apoio da Guarda Municipal, especialmente nesses dias”, colocou.

*Com assessoria