A emoção não vai faltar nestes 180 minutos de decisã. Cruzeiro e Corinthians se enfrentam pelo título da Copa do Brasil 2018. O primeiro jogo acontece quarta-feira, dia 10, às 21h45, no Mineirão, em Belo Horizonte. A volta está marcada para o dia 17 de outubro, na Arena Corinthians.
A decisão da Copa do Brasil coloca frente a frente duas grandes equipes do futebol brasileiro, sendo duas das mais vitoriosas nas últimas duas décadas. Se contar do ano 2000 para cá, o Timão, por exemplo, conquistou quatro títulos brasileiros (2005, 2011, 2015 e 2017), uma Libertadores (2012), um Mundial de Clubes (2012), duas Copa do Brasil (2002 e 2009) e seis Paulistão (2001, 2003, 2009, 2013, 2017 e 2018).
Já o Cruzeiro foi tricampeão brasileiro (2003, 2013 e 2014), tricampeão da Copa do Brasil (2000, 2003 e 2017), bicampeão da Copa Sul-Minas (2000 e 2003) e oito títulos do campeonato mineiro (2003, 2004, 2006, 2008, 2009, 2011, 2014 e 2018). É muita tradição em um confronto só!
E você? Já escolheu o seu favorito? Nas casas de apostas o Cruzeiro é o grande favorito para o confronto do Mineirão com 1.60 das ODDs até agora. O Corinthians tem 6.56 e 3.43 para um empate.
Já pensou em apostar na Copa do Brasil? Saiba mais sobre a decisão e escolha o seu campeão.
Vários encontros entre os finalistas da Copa do Brasil
Pela primeira vez na história que Cruzeiro x Corinthians se enfrentam em uma decisão de Copa do Brasil. As duas equipes já se enfrentaram na final de uma outra competição nacional, o Campeonato Brasileiro, em 1998, mas nunca pelo torneio eliminatório.
Apesar de nunca terem decidido um título na Copa do Brasil, Cruzeiro x Corinthians já mediram forças em outras fases da competição. Foram cinco confrontos na história, com uma pequena vantagem Celeste, 3 classificações contra duas do Timão. Em 1996 e 2016 (nas quartas de final) e em 1998 (nas oitavas de final), a equipe de Minas levou a melhor sobre os paulistas. Já o time do Parque São Jorge superou a Raposa nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1991 e de 2002.
Na história dos confrontos entre Cruzeiro x Corinthians, quem leva vantagem é o Timão. Foram 85 partidas entre as duas equipes com 38 vitórias do Corinthians, 21 empates e 26 vitórias do Cruzeiro. O time paulista marcou 115 gols e sofreu 96 no confronto.
O último confronto entre os finalistas da Copa do Brasil aconteceu em amistoso disputado na Arena Corinthians, durante a parada da Copa do Mundo da Rússia. O jogo terminou empatado em 2 a 2.
O jogo do ano para os finalistas da Copa do Brasil
O objetivo do ano é o título da Copa do Brasil para os dois times. Cruzeiro e Corinthians vivem sentimentos parecidos neste final de temporada e a conquista pode ser a confirmação do esforço e do trabalho de um ano inteiro. Apesar disso parecer um pouco “clichê”, é uma realidade para os finalistas da Copa do Brasil.
Isso porque os rivais começaram o ano bem. O Cruzeiro venceu o Campeonato Mineiro sobre o Atlético-MG e o Corinthians calou o Aliance Parque com o título sobre o Palmeiras. Mas no segundo semestre, as coisas mudaram. A priorização pela Libertadores e Copa do Brasil mantiveram as campanhas na Série A bem abaixo do esperado. Para se ter uma ideia, o Timão é apenas o décimo colocado no Brasileirão com 35 pontos, dez a menos que o Atlético-MG, sexto.
A eliminação na Libertadores também fez que os dois times focassem suas temporadas nesta decisão. Quem vencer garante o ano. Além do prêmio milionário, R$ 68,7 milhões para o campeão, o título da competição garante uma vaga na Copa Libertadores de 2019.
Corinthians vem pressionado
O Corinthians vem pressionado para a decisão. A derrota na última rodada do Brasileirão para o Flamengo, por 3 a 0, em Itaquera, colocou uma dúvida sobre a capacidade do clube em encarar de igual o Cruzeiro. As falhas em campo, muito comuns durante a temporada, voltaram a atrapalhar o desempenho do time do técnico Jair Ventura.
E por falar no treinador, o comandante alvinegro completou dois meses frente ao Corinthians, mas a situação parece não ter melhorado no Parque São Jorge. Com Ventura, o Timão conquistou apenas duas vitórias em seis partidas, com três empates e duas derrotas. Um aproveitamento de 42%. Osmar Loss, seu antecessor, deixou o alvinegro com 46% de aproveitamento com dez vitórias, cinco empates e dez derrotas.
Apesar do retrospecto ruim, Ventura está fechado com o grupo e garante que o time está focado para a decisão da Copa do Brasil. Ele terá todos os jogadores a disposição. Jadson, Pedrinho e Romero estão confirmados. Apesar de viver um jejum de gols, o atacante Paraguaio ainda é esperança corintiana na decisão.
Cruzeiro no embalo do Bi
O Cruzeiro é o atual campeão da Copa do Brasil e também o maior vencedor da competição com cinco conquistas juntamente com o Grêmio. A busca do Hexa inicia em um momento não muito bom para o time Celeste. A eliminação na Libertadores para o Boca Juniors ainda está viva na lembrança dos jogadores, que vão buscar a “paz interior” com a conquista da competição nacional.
Apesar da pressão, o técnico Mano Menezes tem mostrado tranquilidade e acredita que seu grupo possa superar as dificuldades, o Corinthians e conquistar a Copa do Brasil pela sexta vez. Para isso, ele terá força máxima para a partida com destaque para o zagueiro Dedé e o meia Thiago Neves.
Chegou a hora! A decisão começa nesta quarta. Você já escolheu o seu favorito?