Na próxima legislatura, as ideias de direita ganharão mais espaços na Casa de Tavares Bastos. Três políticos com perfis que vão de posicionamentos mais liberais e/ou mais pautados pelo conservadorismo conseguiram êxito nas urnas.

São eles, o ex-superintendente de Limpeza Urbana, Davi Maia (Democratas), o deputado estadual Bruno Toledo (PROS) e o Cabo Bebeto (PSL).

Dos três, Toledo já se encontra no parlamento estadual e assumiu um perfil de embate na atual legislatura, defendendo pautas liberais na econômica e tendo um posicionamento mais conservado em relação aos costumes, como quando se tornou um dos principais defensores da Escola Livre e lutou contra a ideologia de gênero.

Davi Maia – dos eleitos – é o que tem o perfil mais liberal. Também prega bandeiras de redução do Estado, revisão de carga tributária, dentre outros pontos do liberalismo econômico.

Por fim, Cabo Bebeto é o nome do PSL – partido do deputado federal e presicendiável Jair Bolsonaro - que teve maior êxito no processo eleitoral. Bebeto chegará a Casa com as ideias que fizeram a plataforma de Bolsonaro na campanha. Dos eleitos, portanto, é o que terá o perfil mais conservador.

Em um parlamento estadual onde muitos deputados não possuem um perfil definido, mas acabam discursando ao sabor das circunstâncias, defendendo projeto por conveniência, ou simplesmente entrando mudo e saindo calado, é um avanço conseguir identificar antecipadamente a linha de pensamento de alguns dos eleitos.

Não será exclusividade da direita ter um perfil mais visível na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Afinal, a deputada estadual mais votada Jó Pereira (MDB) – que sempre se fez presente nos embates da Casa – demonstrou estar mais alinhada à esquerda. Pereira é uma progressista atuante. Com esse perfil, a mais atuante do parlamento estadual.

Podem esperar fortes embates no campo das ideias entre Jó Pereira e este trio. Será uma reedição dos debates já protagonizados por Toledo e Pereira nesta legislatura.

Estou no twitter: @lulavilar