Bots russos trazidos pelo Grupo Anonymous são acusados de influenciar as eleições de 2018 no Brasil

05/10/2018 10:44 - Minuto Tecnologia
Por Emanuella Lima*
Image

A interferência dos bots (robôs)  russos é antiga. Nas eleições do Estados Unidos em 2016, eles ajudaram a eleger o atual presidente do País, Donald Trump. Em fevereiro deste ano a comunidade americana de inteligência artificial alertou sobre o risco da interferência dos bots nas eleições presidenciais do Brasil.

De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, os hackers russos estão interferindo diretamente nas eleições brasileiras. A ação foi descoberta pela empresa de segurança cibersegurança FireEye, que avistou a atividade russa no país durante o mês de setembro até mesmo quando aconteciam os debates presidenciais transmitidos pela televisão.

A responsável pelas investigações de atividades de espionagem na FireEye, Cristina Kittner explicou  que é a primeira vez que uma ação russa pode ser ligada diretamente ao atual ciclo eleitoral brasileiro.

Como foi descoberta somente em setembro, a ação russa no País ainda está em curso nas redes sociais. Ela utiliza a extensão brasileira do grupo internacional Hackers Anonymous, conhecido no Twitter como @anonopsbrazil para se instalar no País . Ainda de acordo com a denúncia, os bots russos foram usados para aumentar o alcance de publicações com a hashtag #OpEleiçãoContraOFacismo, utilizando perfis falsos para que o assunto ganhasse relevância nas redes sociais.

As redes sociais servem para insuflar artificialmente os debates políticos que questionam a democracia do país e outros temas que ressaltam a disputa presidencial como homofobia, preconceito e violência.

Em geral os robôs russos criam publicações que criticam o modelo democrático do Brasil e que questionam a legitimidade das eleições. A técnica é semelhante a outras tentativas de intervenção russa em pleitos mundiais, incluindo as eleições legislativas americanas que ocorreu em novembro de 2017.

De acordo com Kittner a operação russa ainda não tem nenhum candidato específico como alvo, mas as publicações seguem questionando a democracia do País. O principal objetivo é fazer com que as pessoas comecem a questionar o sistema eleitoral brasileiro, atacando diretamente a consciência democrática da nação.

Kittner ressalta que os robôs jogam com a vulnerabilidade do eleitorado brasileiro, utilizando a desilusão como uma de suas principais armas de projeção política para atacar a democracia, causando mais atrito em um momento delicado da história do Brasil.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..