Novo golpe no WhatsApp vitimiza eleitores de candidato à presidência

17/09/2018 11:56 - Minuto Tecnologia
Por Emanuella Lima*
Image

Os golpes nas redes sociais é algo muito comum no Brasil, já vimos de quase tudo, empregos falsos, brindes de lojas, noticias fakes tudo isso gerando um amontoado de golpes.  Não é por acaso que as eleições se tornaram um solo fértil para proliferação de golpes eleitorais principalmente no whatsapp.

Os Cibercriminosos entendem que as eleições funcionam como um momento perfeito para disseminar links maldosos pelo Whatsapp onde o compartilhamento é feito de maneira mais rápida, quase sem nenhum controle e tão pouco bom senso. Um dos primeiros golpes nacionais reconhecidos pela empresa de segurança virtual Kaspersky tem como vítimas os eleitores do candidato à presidência Jair Messias Bolsonaro.

Nos golpes de Whatsapp, o usuário é coagido a acessar um link para ter direito a um “brinde gratuito” ou para ter acesso a mais informações a respeito do assunto mencionado na notícia. No caso do candidato à presidência o golpe promete ofertar uma camisa em apoio ao candidato, para aqueles que preencherem seus dados pessoais após o redirecionamento.

O analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini explicou que os danos causados variam de acordo com o dispositivo utilizado para acessar os links maldosos: “É a mesma tática de golpes anteriores que utilizam um tema de grande interesse da população; neste caso, os candidatos à presidência no Brasil. O criminoso ganha de muitas formas: Pelos milhares de Page-views no site cheio de propaganda, pela instalação dos aplicativos sugeridos pela página, num esquema de pay-per-install ou até mesmo com a oferta de instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente”.

Os sites onde as vítimas são redirecionadas solicitam a permissão do navegador para enviar notificações, o que ajuda a criar uma base de dados consideráveis e que podem ser utilizados para futuros novos golpes.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..