Por que a Justiça não manda acabar de vez com a greve da Educação?

12/09/2018 09:33 - Coluna Labafero
Por Redação
Image

A decisão proferida ontem pelo desembargador Flávio Bittencourt, determinando que o Sinteal aumente para 75% o número de professores trabalhando nas escolas municipais, vai minando a paralisação dos trabalhadores da educação de Maceió e alonga o sofrimento de mais de 50 mil crianças de baixa renda e suas respectivas famílias.

O mesmo desembargador tinha determinado, cerca de um mês atrás, o percentual de 63,68% (isso mesmo) de contingente trabalhando. O resultado é o rodízio de dias de aula: de segunda a quarta. 

A motivação da greve do Sinteal é salarial. Eles pediram 15%, o município disse que só poderia oferecer 3% - percentual já aprovado pela Câmara dos Vereadores e sancionado pelo Executivo. Não foi aceito: tome greve. O governo do estado ofereceu este ano 2,95% ao mesmo Sinteal. Percentual acatado sem esperneio e sem greve, fato a se refletir. 

Ora, na matemática básica, 3 é maior que 2,95... E maior ainda é o desamparo de milhares de crianças que muitas vezes têm somente na escola a chance de se alimentar corretamente, de se afastar da violência das periferias, de ter momentos de socialização, de educação. 

Ninguém é contra a causa salarial dos professores ou de qualquer outra categoria de trabalhador. Mas tá na hora de resolver essa situação, se não pela negociação, que seja pela Justiça.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..