Após o vereador Silvânio Barbosa (MDB) ter sido encontrado morto na manhã deste sábado (08), dentro do apartamento no bairro do Antares, em Maceió, alguns políticos e partidos repercutiram o caso. O ditório do MDB em Alagoas destacou o papel desenvolvido pelo vereador e líder da oposição na Câmara Municipal.
"Liderança comunitária e política de destaque, conhecido por lutar em defesa dos moradores da periferia, ex-dirigente da UESA e ex-prefeito comunitário do Benedito Bentes, Silvânio Barbosa foi um militante político atuante e incansável, com ou sem mandato parlamentar. O MDB de Alagoas presta solidariedade aos familiares e amigos de Silvânio Barbosa e confia no trabalho de investigação policial para identificar e capturar, com toda a presteza possível, os autores do crime e entregá-los à Justiça".
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o vice-prefeito Marcelo Palmeira lamentaram profundamente a morte do vereador Silvânio Barbosa (MDB) e decretaram luto de três dias.
“Estamos chocados e tomados pela sensação de perplexidade. O vereador Silvânio Barbosa era uma liderança importante para a cidade, com um trabalho reconhecido na região do Benedito Bentes. Esperamos que a polícia prenda os responsáveis e que eles sejam punidos”, disse o prefeito Rui Palmeira.
“É uma notícia que nos deixa estarrecidos e que só temos a lamentar. Silvânio Barbosa era um vereador atuante, que buscava incansavelmente projetos para levar melhorias às comunidades da parte alta de Maceió”, disse o vice-prefeito Marcelo Palmeira.
O governador Renan Filho também lamentou o caso e disse que “o Estado não medirá esforços para solucionar o crime e punir os responsáveis o mais rápido possível”.
O candidato a Governo, Fernando Collor, também lamentou a morte do vereador e disse que "transmite o sentimento de pesar aos familiares, amigos e moradores do conjunto Benedito Bentes".
O presidente do PT Alagoas, Ricardo Barbosa, disse que “ainda abalado pela notícia abrupta e totalmente inesperada, em nome do Partido dos Trabalhadores de Alagoas, me solidarizo à família, parentes e amigos do Vereador Silvanio Barbosa por seu falecimento. Ricardo também enfatizou que mesmo “que ainda desconhecidos e ainda em apuração os motivos da morte de Silvanio Barbosa, rogo para que tudo ocorra de forma célere e havendo culpados estes sejam postos à disposição da Justiça para responderem por seus atos”.
O PCdoB de Alagoas lamentou a morte de Silvânio Barbosa. Em nota, o PCdoB disse que Silvanio foi uma importante liderança política da capital alagoana e estava exercendo seu segundo mandato de vereador. "O Partido se solidariza com a dor da família, amigos e simpatizantes, ao mesmo tempo em que se soma as vozes que exigem a devida apuração do caso", finalizou o partido.
O candidato Basile Christopoulos (Psol) também envio nota de solidariedade. "Lamentamos profundamente o assassinato do vereador por Maceió Silvanio Barbosa (MDB). Sua morte atenta contra a população alagoana e esperamos que as autoridades apurem as circunstância do crime de forma rápida. Somos solidários aos parentes e amigos do vereador neste momento de tristeza e indignação".
Nas redes sociais, representantes de entidades públicas, vereadores e outras figuras políticas alagoanos prestaram sua homenagem ao vereador.
Secretaria do Direitos Humanos
"A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) repudia qualquer ato de violência. Neste sentido, lamenta profundamente o assassinato do líder comunitário e vereador, Silvânio Barbosa, ao mesmo tempo em que se solidariza com seus familiares neste momento de profunda dor. Coloca à disposição sua equipe técnica para quaisquer necessidades. A Semudh estará em contato com a Secretaria de Segurança Pública para acompanhar o andamento das investigações sobre o caso".










