A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou, durante a manhã desta segunda-feira (13), que cumprirá a determinação judicial que suspende a retirada das catracas sobrepostas dos ônibus de Maceió.

No entanto, o órgão também esclareceu que trabalhará junto às empresas para buscar alternativas que proporcionem mais comodidade e conforto aos passageiros.

No dia 25 de maio deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Kelmann Vieira (PSDB), havia promulgado uma lei sobre a retirada das catracas altas dos coletivos. Segundo a publicação, ficaria proibido qualquer tipo de dispositivo que viesse dificultar o trânsito do cidadão dentro dos veículos.

Já no dia 10 deste mês, a Justiça de Alagoas derrubou a lei municipal. A ação foi movida pela Federação dos Transportes dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse), e a decisão determina a suspensão dos efeitos da lei, permitindo a manutenção das catracas, sob pena de multa em caso de descumprimento.

Segundo a SMTT, as catracas altas foram instaladas para diminuir a evasão de passageiros, que prejudica diretamente o equilíbrio econômico-financeiro das empresas. Outro aspecto é que esses equipamentos viriam a inibir ação dos criminosos, por não facilitar a passagem pela roleta.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria