O Brasil é um palco de revoluções e as áreas tecnológicas também se encontram em um processo constante de transformação. Recentemente o Movimento Brasil Digital foi o resultado de uma junção entre o Pacto Empresarial Brasileiro pela digitação humanizada do trabalho difundido pela EDP, EY, Korn Ferry e Fiap, e o Manifesto Nação Digital.
O setor intitulado de Nação Digital pretende abordar diferentes assuntos que se encaixam nos pilares do movimento são eles: Educação, Empreendedorismo, Infraestrutura, Governo e Inclusão Social. Alguns desses temas serão abordados como uma cadeia produtiva de conexão e inovação tecnológica, como é o caso da educação para a nova sociedade digital e papel do governo na nova sociedade digitalizada. Para que isso ocorra de forma desinibida , é necessário destacar problemas históricos e preparar pessoas, empresas e governo para a Indústria 4.0. De forma que o país deixe apenas de ser um beneficiário de tecnologias e se torne um solo fecundo de inovações.
Para entender a proatividade do Movimento as mudanças trazidas no projeto foram norteadas por políticas públicas e ações desenvolvidas em oito países. A análise dos contextos nacionais foram o ponto de partida para a formulação do documento. De acordo com o Movimento, o Brasil se encontra em uma ótima posição para se destacar no mundo digital.
O evento ocorrerá entre os dias 17 e 18 de outubro em São Paulo e contará com um cenário interativo e de alta qualidade. A estimulação da nova era digital também revitaliza o mercado de trabalho, para o presidente da EDP(Energias de Portugal) Miguel Setas o mercado passará por mudanças profundas nos próximos anos " Devemos estar preparados para conduzir esse movimento de modo que as pessoas sejam sempre prioridade nas deliberações sobre inovações tecnológicas. O Pacto é um compromisso para a adoção das melhores práticas nas relações entre empresas, colaboradores e tecnologia", explicou ele .
*Estagiária sob supervisão da Editoria