A coluna Rada - da Revista Veja - chama atenção para um fato interessante que passou batido. O PT, ao anunciar apoio ao MDB do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho, acaba por se firmar em uma chapa que tem, na eleição majoritária, o deputado federal Maurício Quintella Lessa (PR) ao Senado. 

Quintella: o ex-ministro de Temer, o “golpista” do impeachment, o que chegou a estampar outdoors vermelhos como “inimigo do povo” etc…pois é… ironias da vida!

Quintella votou abertamente pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Mais que isso: se tornou um crítico do governo petista nos últimos anos e articulador do PR na aliança com o presidente Michel Temer. Tanto que isso ajudou a trazer o PR para dentro do Palácio do Planalto. 

Maurício Quintella, como nome de destaque no partido, acabou por ocupar a posição de ministro do Transporte. Saiu do cargo para concorrer ao pleito. Em Alagoas, Quintella estava na oposição ao senador Renan Calheiros e defendia a candidatura do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), ao governo do Estado. 

Mas, Rui Palmeira resolveu não ser candidato. Isso foi o suficiente para Quintella mudar de barco e construir sua candidatura no MDB, mesmo com as divergências com Renan Calheiros em relação a muitas pautas, incluindo a “questão Temer”. Quintella defende os méritos do governo federal emedebista. Renan é ferrenho crítico de Temer. 

Na composição, veja onde o PT foi parar. Estará na base de sustentação da chapa de alguém que o partido considera “golpista”. Que o principal nome do PT no processo eleitoral, o deputado federal e candidato à reeleição, Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, vai votar em Renan Calheiros ninguém duvida. Resta saber se votará também em Maurício Quintella em função da chapa. Eis que fica a pergunta: quem será o segundo senador dos petistas em Alagoas?

Ou será que o PT vai ficar caladinho e liberar as bases para votar em quem quiser como segundo senador, já que não tem candidatos na majoritária, mas apenas nomes que disputam cadeiras na Assembleia Legislativa e um único candidato a deputado federal?

São as questões do xadrez eleitoral com as suas surpresas. Como diz o dito popular: o mundo dá voltas. Eis uma das curiosidades interessantes da eleição que foi percebida pela coluna de Veja. 

Maurício Quintella está longe de ser um nome de direita. Todavia defende pautas que incomoda a esquerda: privatizações, acesso ao porte de arma por parte do cidadão, dentre outras. Será interessante observar o PT no palanque de Maurício Quintella e vice-versa. 
 

Estou no twitter: @lulavilar