Nos últimos quatro anos, o PT e o MDB tiveram idas e vindas em Alagoas. Logo após a votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), os petistas locais abandonaram o governo por classificarem o MDB de Calheiros como golpista.
Porém, na sequência, o senador Renan Calheiros se tornou um dos principais opositores do presidente Michel Temer (MDB), o que facilitou a reabertura dos diálogos. Além disso, o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), sempre foi contra o rompimento e trabalhou para a recomposição que não tardou em acontecer.
Paulão será - como já noticiado pelo CadaMinuto - o único candidato a deputado federal da legenda, entrando assim no chapão do MDB. Resta saber como ficarão as composições para a disputa das proporcionais, já que o Partido dos Trabalhadores possui candidatos a deputado estadual.
A convenção petista - que ocorreu no dia de ontem, 29 - confirmou o que já era esperado. Os petistas receberam, inclusive, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), em seu evento. Ao lado de Paulão, Renan Filho destacou a aliança com os petistas, que devem se fazer presentes em um futuro governo, caso o chefe do Executivo estadual seja reeleito.
Paulão - um dos maiores defensores do ex-presidente condenado Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT), em Alagoas - acredita que o “momento é desafiador”, mas confia nas perspectivas de vitória. Em sua fala, deixa claro que vai defender Lula durante a campanha deste ano.
Em 2016, Paulão disputou a Prefeitura de Maceió, mas amargou um resultado pífio, ficando nas últimas colocações. Naquele momento, o PT era um opositor do MDB, que tinha como candidato a prefeito o atual deputado federal Cícero Almeida. Almeida agora se encontra no PHS. Ele rompeu com o MDB.
Para o presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa, há um “legado” petista a ser resgatado. Barbosa ainda declarou que “quer tirar Lula da cadeia” e insiste na tecla de que o ex-presidente é um preso político. A velha “cantoria” da narrativa ensaiada tomou conta da convenção.
O fato é que o que já era sabido, agora é concreto: Renan Calheiros e Renan Filho são os candidatos do PT ao governo e ao Senado.
Estou no twitter: @lulavilar