Desde março deste ano, os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) passaram a fazer uso da tecnologia de reconhecimento facial. No mês de julho, a biometria facial chegou a 70% da frota de ônibus de Maceió. A implantação dos equipamentos nos transportes públicos coletivos tem como intuito fiscalizar o uso indevido do Cartão Bem Legal, conforme previsto no contrato de licitação entre a Prefeitura de Maceió e as empresas de ônibus que atuam na cidade.

“Até o mês de junho, cerca de 25% dos ônibus da capital possuíam o equipamento de biometria facial. Até o final de julho, eles estarão em 70% da frota. A previsão é de que até o final o ano, o reconhecimento pela biometria facial esteja em 100% da frota de ônibus de Maceió”, explica o titular da Divisão de Cadastro de Transporte da SMTT, Zenildo Filho.

A tecnologia é usada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para garantir que os cartões nas modalidades Sênior, Especial, Especial com acompanhante, Estudante e Correios sejam utilizados apenas pelos seus titulares.

Basicamente, o cidadão entra no ônibus, aproxima o cartão da máquina de leitura e acima dela haverá uma câmera para registrar sua imagem. A foto será direcionada automaticamente para o banco de dados da SMTT, e ocorrerá uma verificação para averiguar se a pessoa cadastrada no sistema é a mesma que utilizou o serviço.

Penalidades

Caso seja detectada alguma irregularidade nos registros ou uso indevido dos benefícios, o cartão ficará bloqueado durante 30 dias.

Se for reincidente, pode ficar até 60 dias. Na terceira vez, o Cartão Bem Legal será cancelado por dois anos.

*Com Ascom SMTT