Durante a reunião com o secretário da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), nesta quinta-feira (19), a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas, Fernanda Marinela, reforçou que os nomes dos advogados, acusados de ter ligação com facção criminosas em Alagoas, não podem ser revelados.
De acordo com o Código de Ética da categoria, todo o processo em investigação dentro da Ordem segue em extremo sigilo até que concluída a fase de tramitação e julgamento. A polêmica veio junto com uma declaração do Coronel Marcos Sérgio de que advogados teriam ligações com integrantes de facções criminosas que agem de dentro dos presídios.
“Dizer que a OAB tem que divulgar esses nomes é uma irresponsabilidade e um desconhecimento do código de ética. Como presidente da OAB eu fui para todos os locais para defender o exercício da profissão, pois as prerrogativas precisam ser respeitadas”, acrescentou ela.
Na reunião o coronel entregou uma relação com os nomes de outros advogados que já respondem a processos administrativos dentro da Seris. “Foi uma pequena lista diante do número de advogados que temos em todo o estado que chega a 16 mil, mas não teve nenhuma novidade em relação a esses nomes”, colocou Marinela.
A presidente da Ordem afirmou que a profissão de advogado não pode ser “confundida ou equiparada” as demais profissões, pois o advogado dispõe de prerrogativas previstas em seu Código de Ética. “Mas nenhum advogado pode ser acusado de tal coisa, simplesmente por defender um cliente que esteja envolvido”, reforçou ela.
Apesar desse sigilo, os nomes dos advogados foram entregues ao Conselho Estadual de Segurança (Conseg) pelo secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Marcos Sérgio, que afirma ter feito uma representação junto a OAB.
A presidente esclareceu ainda que não existe um prazo estabelecido para que o processo seja concluído, mas que a reunião foi realizada para a troca de informações e para garantir que todos os expedientes com denúncias encaminhadas pela Seris foram usados como peças para a instauração dos procedimentos.












