O clima voltou a ficar tenso na tarde desta quarta-feira (18), entre ambulantes e servidores da Prefeitura de Maceió, no Centro da cidade. Alguns desses comerciantes se recusaram a deixar de comercializar seus produtos na Rua das Árvores e entraram em confronto com guardas municipais que participavam da ação de fiscalização e combate a irregularidades.

 

Durante a operação, carrinhos e mercadorias foram apreendidos e um grupo interditou um trecho da via pública e chegou a atirar pedras contra os servidores públicos. Com medo do tumulto, alguns lojistas decidiram fechar as portas, mesmo com a presença de policiais militares no local.

 

Os ambulantes criticam a reordenação realizada pela Prefeitura, afirmando que não estão conseguindo comercializar seus produtos no novo local destinado a eles, nas proximidades do Mercado da Produção.

 

O grupo apela para que seja realizado um reordenamento na própria Rua das Árvores, onde muitos já trabalham há vários anos.  

Na manhã de hoje, representantes dos ambulantes participaram de reuniões na Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), mas não houve consenso.

 

Conforme divulgado pela assessoria da Semscs, a fiscalização na região foi intensificada visando restabelecer a mobilidade urbana e o cumprimento do Código de Posturas. Os feirantes, que comercializam frutas, verduras e raízes, devem ficar no estacionamento do Mercado da Produção.

 

Já os ambulantes foram orientados a se cadastrar, pois a Secretaria está disponibilizando 60 boxes no Shopping Popular, próximo à Praça Deodoro.

 

“A gente pode negociar, desde que eles fiquem em locais que não atrapalhem o movimento e o andamento da cidade”, ressaltou o titular da Semscs, Coronel Ivon Berto, acrescentando que o canal de diálogo está aberto e foram realizadas visitas técnicas e reuniões com os ambulantes e feirantes.