Moradores do Graciliano Ramos e Village Campestre II, localizados na parte alta da cidade, realizaram um protesto, neste sábado (14), em uma via, próximo ao terminal do conjunto do Graciliano, para protestar contra a mudança no itinerário das três linhas de ônibus que circulam na região. 

De acordo com os moradores dos bairros, já era complicado pegar ônibus na região e com a alteração do itinerário será bem pior.  O protesto teve inicio neste sábado, por volta das 06 horas da manhã. Uma nova manifestação será realizada nesta segunda-feira (16), a partir das 05 horas da manhã.

Segundo Thayse Cavalcanti, de 22 anos, residente do bairro do Village II, a empresa responsável pela alteração dos ônibus, não deve ter lembrado que os conjuntos possuem um número de habitantes considerável.

“Acredito que a empresa responsável seguiu a lógica de que os bairros são próximos e que o ônibus poderia fazer o itinerário nos dois conjuntos. Mas em momento algum eles pararam para analisar que o número de habitantes dos dois conjuntos é um número considerável e que requer que cada conjunto tenha o seu próprio terminal”, explicou.

Ainda segundo a moradora, só quem utiliza o transporte público do bairro sabe da realidade.  “Quem pega diariamente o ônibus às 6 da manhã, para trabalhar, sabe como é difícil arrumar um lugar para sentar, sem contar que os ônibus já saem lotados do terminal. Quando chegam aos outros pontos os passageiros tem que dar um jeito, e se espremer para que os outros possam entrar”, desabafou.

“Com os ônibus saindo de cada terminal os moradores já reclamavam devido ao baixo número de ônibus circulando para atender a população o que causava super lotação nos mesmos, imagina agora rodando nos dois bairros. Os ônibus que sairão do terminal do Village estarão lotados quando chegarem no Graciliano forçando os moradores a irem a viagem toda em pé e no apertado, e assim vice e versa. Sem contar que os ônibus não atendem só aos dois bairros, como também, aos bairros adjacentes como Acauã, Village I e parque das Árvores,” finalizou.

Os moradores não satisfeitos com a situação se mobilizaram e criaram um abaixo-assinado on-line contra a decisão da SMTT.

Segundo a assessoria de Comunicação da SMTT, as mudanças das linhas Graciliano/ Centro – 053, Graciliano Ramos ou Village II/Trapiche 110,e  Graciliano Ramos ou Village II/Ponta Verde – 707, passam a realizar o mesmo itinerário.

Ainda segundo a assessoria, o principal objetivo da mudança é melhorar o atendimento aos usuários de ônibus dos conjuntos habitacionais. A viagem dos ônibus Trapiche e Ponta Verde serão feitas do mesmo jeito que aos domingos, quando há junção das linhas. Já a linha Village II/Centro – 046, será substituída pela 053, realizando a rota informada abaixo. Além disso, a SMTT explicou que a alteração nas linhas já estava prevista e havia sido discutida com a população. 

Confira abaixo as alterações:

Linha 053 (Graciliano Ramos – Village II/Centro)

Linha 110 (Graciliano Ramos – Village II/Trapiche)

Linha 707 (Graciliano Ramos– Village II/Ponta Verde)