Após o último jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, que venceu o México por 2x0 na disputa pelas quartas de final da competição, o jogador alagoano Roberto Firmino, reserva do centroavante Gabriel Jesus, vem sendo tópico de inúmeras manifestações positivas na internet.
Em Maceió, políticos como o prefeito Rui Palmeira, por exemplo, demonstraram seu apoio ao craque, que vem se destacando durante os poucos minutos de atuação nas partidas.
Porém, apesar de ter apresentado um bom rendimento em campo em todos os jogos dos quais participou, e de ter sido o autor do último gol do Brasil no embate contra os mexicanos, Firmino continuará no banco de reservas na partida contra a Bélgica, que acontece nesta sexta-feira (07) às 15h da tarde.
No entanto, uma enquete realizada pelo site CadaMinuto demonstrou este não era o desejo de quase 90% dos torcedores alagoanos, que acreditam que o jogador deveria sair do banco e ser um dos titulares da seleção brasileira.

De acordo com o torcedor Ricardo Lessa, de 30 anos, entre os fatores que permeiam a decisão do técnico Tite em manter Gabriel Jesus como titular está a trajetória de Firmino, que é pouco conhecida pelos brasileiros.
“A primeira coisa que vejo é que o Gabriel Jesus surgiu no Palmeiras, que é um grande clube em termos de expressão nacional. Por isso, ele já carrega consigo uma grande torcida, uma grande paixão. Ele foi o maior jogador brasileiro em 2016, por exemplo. O Firmino não, ele é um jogador que tem uma trajetória um pouco mais obscura. O Roberto surgiu no CRB, e atualmente joga no Liverpool” disse.
Para Ricardo, a questão publicitária também é um fator decisivo na manutenção do Gabriel Jesus em campo.
“Um outro fator que acho relevante é a questão da quantidade de publicidades que o Gabriel gravou e que estão sendo vinculadas pela TV brasileira. Isso também conta. Quantas vemos do Firmino? O que é incoerente é que em quatro jogos o Jesus não fez nenhum gol. Falam que o gol do Roberto foi fácil, mas por que o Gabriel não fez? Ele estava em campo, e estava um pouco mal posicionado” defendeu Ricardo.
Já o torcedor Victor Lima, de 22 anos, que também acredita que o Firmino deveria ser titular, afirmou que o diferencial de Roberto é que ele “entra para jogar”.
“Acho que o Firmino não entra para os holofotes, e sim para jogar mesmo. A gente tá tendo uma equipe um pouco midiática, o que faz com que alguns jogadores não tenham o destaque merecido. Acredito que Firmino seja um deles” explicou Victor.

A torcedora Larissa Ribeiro compartilha dos mesmos posicionamentos, e acha que o jogo de hoje será decisivo e definirá as próximas escalações. Para ela, se o Firmino entrar e atuar bem novamente ficará difícil para Tite mantê-lo no banco.
"Acho que hoje vai ser um jogo decisivo. Caso o Firmino atue melhor que o Gabriel novamente, será dificil mantê-lo no banco. Acho que o Tite está em uma situação delicada, que tende a se complicar mais. Ele só coloca o Firmino nos últimos minutos, parece que ele não quer que o Gabriel seja ofuscado. Mas a prioridade deve ser o time, e o hexa. O Firmino está fazendo por merecer o posto de centroavante titular. Se ele fosse mais conhecido no Brasil, certamente não estaria mais no banco" afirmou.
O jogo de hoje (06) contra a Bélgica definirá se a seleção brasileira disputará a semi-final da Copa do Mundo Rússia 2018, e o time brasileiro irá a campo com a seguinte escalação: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus.
*Estagiária