Com o intuito de melhor atender a população de 50 municípios de Alagoas, o Instituto de Medicina Legal Doutor Estácio de Lima (IML) foi inaugurado nesta segunda-feira (18). O novo prédio, localizado no Tabuleiro dos Martins, parte alta de Maceió, ficou pronto após 87 anos de espera. 

O prédio é um complexo formado por sete blocos, divididos por área de atuação como, por exemplo, bloco de informação e atendimento à população, setores administrativos, exames em vivos, refeitório, exames em mortos, exames em corpos em estado avançado de decomposição e subestação e casas de máquinas.

Nos blocos de necropsia foram construídas duas câmaras frias para recebimento e armazenamento de cadáveres, sendo uma com capacidade para 72 corpos e outra para 16 corpos em estado de putrefação.

O projeto arquitetônico, elaborado em 2011, teve a construção iniciada um ano depois, mas, devido a vários problemas técnicos, foi interrompida várias vezes no governo anterior, ficando abandonada por mais de um ano. Em 2015, foi retomada pelo Governo do Estado, após algumas alterações no projeto original.

Segundo o governador Renan Filho, as alterações foram realizadas para melhor atender a população. "Fizemos algumas modificações para melhor atender a população. O novo IML é completamente humanizado, seguindo as novas tendências, e isso vai ajudar muito na prestação de serviços e garantir melhores resultados".

Sala Lilás

O novo IML conta também com a Sala Lilás. A implantação da Sala Lilás, no IML, tem como metas o atendimento e acolhimento qualificados e mais humanizados às mulheres que necessitarem do serviço. É um ambiente especializado de acolhimento às mulheres em situação de violência, enquanto aguardam a realização de exames relacionados à violência sofrida.   

Para a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva, é uma grande conquista. "É um local bem mais humanizado para receber as vítimas de violência, com todo atendimento necessário para essas mulheres se sentirem acolhidas e não sofrerem ainda mais. O Governo de Alagoas está de parabéns por mais essa conquista".

*Estagiária