A Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações divulgou alguns dados sobre o ramo de TV por assinatura. Durante o período de um ano, as empresas perderam mais de 1 milhão de contratos e agora conta com menos de 18 milhões de assinantes.
De acordo com a Anatel, no mês de março de 2018, 17.851.565 contratos estavam registrados, isso significa que houve uma redução de 1.081.024 ou 5,71% em referência a março de 2017. Comparando com o mês anterior, entretanto, o saldo foi apenas 972 contratos negativos, o equivalente a -0,01%.
O ramo sofreu bastantes cortes no período da crise econômica pois alguns brasileiros achavam que a TV por assinatura era um gasto dispensável no salário. As empresas do ramo, apesar disso, já aguardavam por uma melhora neste ano de 2018, ao menos para diminuir o saldo negativo recebido durante o ano passado. Mas com a melhora da economia esses números já começaram a diminuir.
Mesmo com essa queda nos contratos de TV por assinatura e NET continua líder de mercado e já se vê números de crescimentos.
Um dos fatores da liderança e crescimento são as variadas opções de planos de TV e combo e se você está em busca de assinar um plano, o site Telefone NET referência em assuntos relacionados da NET pode te ajudar a tirar dúvidas da operadora, telefones para entrar em contato com uma área específica que deseja e falar sobre planos de TV disponíveis, valores e como contratar.
Dados separados por empresas
Na divisão do setor, a líder do mercado, a empresa NET foi a que teve mais perda. Ela tem 8.973.366 consumidores, o que retrata em 50,27% do total. Apesar disso, apenas durante os últimos 12 meses, a empresa perdeu 765.891 contratos o que gerou uma perda de 7,86% do seu total de assinantes.
Com 5.298.485 consumidores, a SKY possui 29,68% do mercado e também perdeu muitos assinantes: 289.986 ou 5,19%, nos 12 meses últimos.
A Telefônica permaneceu na terceira posição com 8,89% ou 1.586.498 do mercado, porém a Oi reduziu a diferença pois a empresa registrou um crescimento no período conquistando 175.163 contratos, um crescimento de 12,96% que lhe fez chegar a 8,55% do total, foi uma das únicas empresas que cresceram nesse tempo.
Dados por estados
Em relação aos estados do país, as maiores quedas de contratos durante o tempo dos últimos 12 meses, em porcentagem, foram apontadas no Amapá com -3.021 (-12,89%), Pernambuco com -47.104 (-12,66%) e Sergipe com -11.174 (-11,69%).
Já em números, contudo, as quedas maiores foram apontadas em São Paulo com -485.499 contratos (-6,71%) e Rio de Janeiro com -129.250 contratos (-5,05%). Enquanto isso, Tocantins, Maranhão e Piauí registraram pequenos aumentos no serviço.
Ao ser comparado apenas o mês de março com o mês de fevereiro de 2018, as maiores reduções em porcentagens foram de novo no Amapá com -264 contratos (-1,28%) e no Pará com -4.913 contratos (-1,59%).
Agora em termos quantitativos, os contratos foram finalizados mais vezes no Rio de Janeiro com -5.932 contratos (-0,24%) e no Pará com -4.913 contratos (-1,59%). O Rio Grande do Sul, porém, registrou um aumento de 8.082 contratos de TV por assinatura , de fevereiro para março de 2018








