O Ministério da Saúde anunciou nessa terça-feira (29), que a Campanha de Vacinação contra a gripe será prorrogada até o dia 15 de junho. A campanha, prevista para encerrar nesta sexta-feira (1), será prorrogada em decorrência da greve dos caminhoneiros, que impactou, possivelmente, no transporte público e nos atendimentos em serviço de saúde.
Segundo o Ministério, 100% das doses da vacina (60 milhões) já foram distribuídas aos estados, que estão devidamente abastecidos. E, após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
O Ministério da Saúde reforçou ainda a importância da vacinação dos grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, público com maior risco de complicações para a doença.
Segundo os dados mais recentes do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imununizações (Datasus) do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal em Alagoas está em 76,66%. A meta estabelecida pelo Ministério é vacinar 90% do público alvo.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a imunização contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B está disponível nos postos fixos e volantes, espalhados pelos 102 municípios de Alagoas.
Em Maceió, a vacinação nos postos fixos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping Maceió (Cruz das Almas), Pátio Shopping Maceió (Benedito Bentes) e Loja Carajás Home Center (Tabuleiro), foi retomada nesta quarta-feira (30). Houve uma suspensão temporária nesses postos em virtude da greve dos caminhoneiros.
*Estagiária