A marcação de consultas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) segue suspensa nesta segunda-feira, dia 21. Os serviços no setor foram interrompidos na quinta-feira, 17, após a inoperância técnica do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), do Ministério da Saúde, que realiza a marcação de todos os procedimentos da rede básica à assistência de alta complexidade.
Segundo a assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a suspensão do atendimento atinge o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same), que realiza a marcação de consultas, retornos e autoriza a realização de outros procedimentos médicos realizados pelo hospital.
O serviço social do Same esclarece que a instabilidade do sistema acontece desde a segunda-feira (14) e que o problema já foi comunicado ao Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo Complexo Regulador de Maceió (CORA).
Na semana passada, em resposta ao hospital, o Ministério da Saúde informou que o sistema poderia operar normalmente a partir da sexta-feira (18), mas até esta segunda-feira (21), o problema ainda persiste e inviabiliza o atendimento dos usuários dos serviços de saúde do HU, informou a assessoria.
Diariamente, o Same do HU atende cerca de 500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado, que buscam o atendimento nas diversas especialidades médicas de referência em Alagoas.
*Com Ascom Ufal