A companhaia de Sanemaneto de Alagoas (Casal) iniciou, no final do mês de abril, a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Benedito Bentes.  A obra é uma parceria da Casal com a empresa Saneamento Alta Maceió (Sanama), e estima-se que cerca de 160 mil pessoas que moram na parte alta de Maceió serão beneficiadas.

O engenheiro da Casal responsável pela obra, Nenoi Pinto, disse que essa ETE será capaz de tratar 180 litros de esgoto por segundo na primeira fase de implantação, sendo dobrada a sua capacidade ao término da segunda etapa, perfazendo um total de 360 litros por segundo até 2020. “Essa nova tecnologia, que vai ser implantada na estação, tem um custo menor de energia e transformação do esgoto, ao ponto de possibilitar a reutilização desse produto, após o processo, para aguar plantas, lavar calçadas, e também não agride a natureza”, explicou.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será a principal estrutura do sistema de esgotamento sanitário da parte alta da capital, cujas obras de implantação da rede coletora tiveram início em 2016 pela empresa Sanama, que mantém com a Casal uma Parceria Público-Privada (PPP). Com essa parceria, espera-se investir aproximadamente R$ 200 milhões em Maceió.

*Com Agência Alagoas