Durante uma palestra a alunos de uma universidade em São Paulo, o pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, nesta quinta-feira (17) que o presidente Michel Temer (MDB) não será candidato e que a multiplicidade de candidaturas é decorrente deste fato.
“Sempre o incumbente é o favorito", disse. "Até a Dilma foi reeleita, você vê que vantagem impressionante [que é disputar já no cargo]", disse para o público que reagiu aos risos.
Alckmin continuou afirmando que quando o titular é candidato, ninguém quer desafiá-lo. “Agora que você não tem o titular candidato, todo mundo acha que é a sua vez, ‘tenho chance’”, declarou o tucano.
Alckmin e Temer estão em mais um momento de afastamento, depois de uma tentativa de aproximação. Há alguns dias, eles se falaram por telefone e ficaram de conversar pessoalmente, mas o presidente reclamou da forma como foi citado por tucanos ligados a Alckmin.
Nesta quinta-feira, o presidente Michel Temer disse que ainda está refletindo se disputará o pleito. Mas, integrantes do partido tem mostrado uma simpatia por uma possível candidatura de Henrique Meirelles, que está animado e já declarou estar disposto a arcar com a própria campanha, liberando assim os recursos partidários para outros candidatos.
Geraldo Alckmin teve rejeição ampliada nas pesquisas de voto, segundo levantamento da CNT. Durante a palestra, o ex-governador de São Paulo pediu que os estudantes não se deixassem impressionar e disse que pode errar, mas tem convicção de que estará no segundo turno.
*Com Folhapress









