Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, e este ano em sua 5ª edição a campanha terá como tema "Nós somos o trânsito". Com o intuito de abordar toda a amplitude que o trânsito exige, nos mais diferentes âmbitos. Além de incentivar motoristas e pedestres a adotar comportamento prudente e responsável no trânsito.
O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. No geral, o Movimento tem o interesse de alertar toda a população a respeito do alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Segundo a assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), durante todo o mês de maio, Maceió terá programações especiais para toda população.
As ações serão voltadas para todas as faixas etárias, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. Como também para todos os públicos, ciclistas, motociclistas, condutores de transporte coletivo e individual, além de pedestres, pois os acidentes de trânsito têm aumentado em todos esses segmentos.
A assessoria da Smtt informou a reportagem do portal Cada Minuto, que as mobilizações são preparadas por meio de reuniões com a participação do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran- AL), da Secretária Municipal de Saúde (SMS), Secretária de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau), do Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros (CB), onde são apresentadas as estatísticas de acidentes de trânsito, além disso, são discutidas as propostas de educação e fiscalização, que visem à redução destes acidentes.
De acordo com a Superintendência de trânsito, o uso do celular ao volante e por pedestres que o utilizam ao realizar a travessia, embriaguez ao volante, excesso de velocidade e a ultrapassagem indevida em locais proibidos ou perigosos.
Graças às mobilizações realizadas, foi constatada uma redução nos índices de acidentes de trânsito na capital, de 2017 para 2018. Isso se deve à Lei Seca, como também a todas as ações educativas realizadas pela SMTT.
Ainda de acordo com a Smtt, a maioria dos acidentes é causada por homens com idade entre 18 e 35 anos.
Neste domingo (06), O HGE que é referência nos atendimentos de trauma em Alagoas, junto com o Samu, realizou uma ação na rua fechada da orla da Ponta Verde, disponibilizando serviços como aferição de pressão, testes de glicemia e de HIV, além de orientações a respeito da prevenção a traumas graves. Tendo como visão despertar a atenção da sociedade para a gravidade dos traumas decorrentes de acidentes no trânsito
Para Vivyan Raffaelly Ramos de Barros, 25 anos, estudante de medicina e presidente da Liga do estudo do Trauma e emergência (Laete) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), apesar de todo incentivo na publicidade e da conscientização que a sociedade tem em relação aos perigos do trânsito, ainda assim os índices de acidentes ainda são muito alarmantes e chegam a ser assustadores.
“Isso faz com que o trauma se torne uma doença de preocupação de saúde pública e ações como essa chamam a atenção da população do que o que é noticiado ou divulgado em redes sociais, pelo fato de estarem presentes, e participando dessas mobilizações as pessoas estão sendo diretamente influenciadas pelo o que está acontecendo, e de certa forma, muda a maneira em que eles olham a situação” explicou a presidente da Liga.
A estudante explica ainda que, a maioria das pessoas não tem noção do que de fato é um trauma e que a doença vem crescendo de forma alarmante e que, além disso, causa um grande transtorno não somente para o estado, como também para a família da vítima.
“O trauma mata muito mais que a malária, a tuberculose e Aids juntas. Só ano passado, foram quase 7.800 entradas no HGE causadas por traumas de acidentes no trânsito. Tudo isso faz com que os índices aumentem e gerem uma despesa ainda maior para o governo, além do mais, causa uma grande complexidade de problemas no lar da pessoa que têm a lesão. As pessoas que são vítimas de acidente elas causam não só danos no patrimônio público no sentido de que é uma despesa pra sociedade, como também causam danos para a família da pessoa, a falta que a vítima pode fazer em caso de óbito, os problemas que a lesão podem levar para a vida pessoal e o futuro da vítima em caso de alguma incapacidade, além dos transtornos sociais e psicológicos que são enormes. Para nós da área da saúde é muito vais viável tentarmos conscientizar a população e mostrar para elas a importância dessa prevenção e desse cuidado que se deve ter para que elas não se tornem mais um número de estatística. Porque quando se tem um acidente para o estado e para o governo a pessoa é mais um número, uma estatística, mas para a família a vítima é de grande e fundamental importância.” afirmou Vivyan.
Segundo a presidente da Liga, a prevenção é crucial para que se possa tentar reduzir os índices de acidente principalmente no estado e essas mobilizações podem ser vistas como a maneira mais prática de entrar diretamente na vida da sociedade, de chamar a atenção e tentar conscientiza-los, tratando a população de igual para igual.
Atendimentos no HGE
No ano passado o número de pacientes que deram entrada no HGE por envolvimento em acidentes de trânsito diminuiu, mas ainda foi elevado, contabilizando 7.799 pacientes. Destes, 3.555 foram relacionados a motos, 2.614 colisões, 792 atropelamentos, 514 acidentes com bicicletas e 324 capotamentos.
Para os quatro primeiros meses de 2018, o HGE apresenta 2.640 acidentados nas vias alagoanas. Foram 1.162 envolvidos com motos, 921 colisões, 251 atropelamentos, 202 acidentes de bicicleta e 104 capotamentos.
Ações
Em Maceió, as ações da SMTT para o Maio Amarelo acontecerão nas escolas, onde alunos participarão de circuitos lúdicos, aprenderão com os educadores e agentes de trânsito sobre placas, travessia seguro e respeito ao próximo. As atividades acontecerão nos dias 07, 16,17 e 24 de maio. Já no dia 20, será apresentada uma peça infantil no Parque Shopping de Maceió.
Além disso, também acontecerão ações voltadas para os pedestres, nos dias 14, 21 e 28, que serão orientados de forma lúdica, na travessia das faixas de pedestres localizadas em alguns pontos da cidade e em Marechal Deodoro, pois apoiaremos também a campanha deste município. Haverá atividades com os motociclistas, que serão instruídos a utilizar os itens de segurança obrigatórios, a conduzir de forma segura suas motocicletas e sobre a importância de utilizar a faixa de retenção para motos nos semáforos, no dia 25.
Será realizada também, uma blitz educativa, no dia 11, voltada para as condutoras, em homenagem ao Dia das Mães, com o objetivo de conscientizá-las sobre o uso da cadeirinha, do cinto de segurança, além da distribuição de brindes para as mesmas.
Acontecerá uma ação, no dia 9, no terminal do Benedito Bentes, para cobradores, motoristas e usuários do transporte público. Os taxistas também estão incluídos nesta programação, onde serão ministradas palestras sobre conduta no trânsito, além de participarem do circuito saúde do Sest Senat, nos dias 15 e 22. O maio amarelo será encerrado com grande passeio ciclístico na cidade no dia 29 do presente mês.
Acidentes
Conforme os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes rodoviários matam 1,25 milhão de pessoas por ano, em todo o mundo, e são considerados a principal causa de morte de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Do total de mortes, 90% acontecem nas estradas de países de baixa e média renda, que detêm apenas a metade da frota de veículos do mundo.
Cor
O amarelo foi escolhido por ser uma cor chamativa e que simboliza a atenção e também a sinalização e advertência utilizada nas placas de trânsito. A particularidade do movimento é um laço amarelo, que foi escolhido como um símbolo da ação para despertar o interesse de abordar o tema como uma verdadeira “epidemia”.
Campanha
A campanha é internacional e surgiu com uma decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de no ano de 2011, onde foi decretada a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Devido a isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
*Estagiária com Assessorias