As chuvas que caem na capital alagoana desde a noite de ontem começam a causar transtornos a motoristas e pedestres. Na tarde desta segunda-feira, dia 30, diversos pontos e ruas da cidade já apresentam alagamentos e congestionamentos. A previsão é de que o tempo permaneça assim no feriado de amanhã, Dia do Trabalhador.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, “a prefeitura da Maceió está em estado de prontidão uma vez que devido ao volume de chuva que cai desde ontem há barreiras encharcadas e o momento é de atenção”.
Após o indicativo das chuvas para este feriadão, Lemos comentou que “o serviço de plantão está em alerta para atender a possíveis ocorrências, mas até o momento não há registros de incidentes”.
Na parte baixa da cidade, os bairros de Mangabeiras e Cruz das Almas apresentam muitos pontos de alagamentos e o trânsito está complicado. As calçadas foram encobertas pela água o que torna a travessia de pedestres um risco.
Média histórica
A assessoria de Comunicação da pasta informou ainda que de acordo com o balanço pluviométrico choveu 453 milímetros nos últimos 30 dias, quando o previsto era de 207 mm seguindo uma média histórica. O balanço aponta também que, ao final do quadrimestre, já choveu em Maceió 50% do quantitativo aguardado para todo o ano.
De janeiro até as 14h desta segunda-feira, o registro foi de 911mm, número equivalente a 49% do esperado para todo o ano (1867mm). Com esse volume de chuva, o mês de abril de 2018 é o mais chuvoso dos últimos cinco anos, conforme aponta o quadro comparativo da Defesa Civil de Maceió.
O trabalho está sendo realizado com o suporte das secretarias de serviço, a exemplo da Infraestrutura (Seminfra), Assistência Social (Semas) e Limpeza Urbana (Slum).
Para qualquer ocorrência, a orientação é de que a população acione o 0800 030 6205, o 3315 -1437 ou o Corpo de Bombeiros no número 190.