A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (23) em toda Alagoas e mais de 787 mil alagoanos devem ser imunizados até o dia 1º junho, segundo o Programa Nacional de Imunização (PNI).
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (Sesau), as doses estarão disponíveis nos postos fixos e volantes, espalhados pelos 102 municípios de Alagoas.
As metas de vacinação têm como redução entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias. Ela também prevê a queda de 39% a 75% da mortalidade global e, em aproximadamente 50%, as mortes relacionadas aos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.
Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que todas as unidades de saúdes estarão com profissionais prontos para a aplicação da vacina em horário integral, além dos três shoppings da Capital, das 10h às 21h, e no Carajás do Tabuleiro, das 8 às 20h.
A meta é imunizar 90% das pessoas consideradas como grupo de risco, o que corresponde a 226.740 maceioenses.
Quem deve tomar a vacina contra a Influenza são idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.
Já para os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
*Estagiário