Vinte escolas municipais passaram a receber atividades culturais, com a implantação da Rede Municipal de Pontos de Cultura, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Ministério da Cultura e o programa Cultura Viva.
Cada instituição cultural selecionada em 2017, por meio de edital, receberá financiamento para a promoção de atividades complementares nas escolas da Rede Municipal de Ensino pelo período de um ano.
O prefeito Rui Palmeira destaca os benefícios da iniciativa para a promoção da cultura nas escolas municipais. “A ação integrada entre a Cultura e a Educação garante a instalação de 18 novos pontos de cultura dentro das escolas. Assim, nossos alunos vão aliar as atividades educacionais ao conhecimento e a projetos práticos de dança, música, poesia, teatro e diversas outras ações culturais”, afirma o prefeito.
As atividades de cultura afro-brasileira, teatro, artesanato, cultura popular, música, circo e literatura foram iniciadas este mês e beneficiam pelo menos quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
Para o prefeito, a iniciativa pioneira amplia o acesso à cultura, agregando conhecimento aos alunos por meio de atividades lúdicas. “Promover o contato das crianças com a cultura, por meio de atividades escolares, mostra a eles um panorama importante da formação do nosso povo, em que a cultura é apresentada como parte fundamental dessa construção”, ressalta Rui Palmeira.
O trabalho desenvolvido pela Rede de Pontos de Cultura conta com a colaboração das equipes pedagógicas de todas as escolas contempladas. “A cultura dentro das escolas envolve os professores e estimula os estudantes a se reconhecerem como parte dessas manifestações, contribuindo para a construção de uma política cultural educadora”, analisa o prefeito Rui Palmeira.
As 15 instituições culturais que compõem a Rede Municipal de Pontos de Cultura atendem alunos das escolas municipais Pompeu Sarmento, Benedita da Silva Santos, Senador Rui Palmeira, Maria José Carrascosa, Luiza Oliveira Suruagy, Elizabeth Anne Lyra, Padre Brandão Lima, Padre Pinho, Sagrado Coração de Jesus, Pedro Barbosa Júnior, Hermínio Cardoso, Elza Lira, Professor Antidio Vieira, Silvestre Péricles, Corintho Campelo da Paz, Breno Agra, Arnon de Mello, Paulo Henrique Bandeira, José Haroldo da Costa e Ana Carolina Santiago.
Cada entidade cultural selecionada recebeu R$ 60 mil para desenvolver seus projetos, durante o período de um ano, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).