De acordo com o levantamento da Defesa Civil do Município atualmente em Maceió 30 mil famílias residem em área de risco, o que aumenta a preocupação com a chegada da quadra chuvosa, que segue até o mês de agosto.

A previsão é chuva dentro da normalidade este ano, mas os serviços de monitoramento e contenção das barreiras para evitar deslizamento. Para auxiliar essas famílias em caso de risco de ocorrência, a Defesa Civil apresentou aos Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs) um software de gerenciamento de ocorrências e monitoramento, que é uma ferramenta desenvolvida pelo órgão da Prefeitura de Maceió para facilitar o atendimento de demandas registradas pela população.

Os Núcleos reúnem, em média, 50 pessoas de várias comunidades que atuam de forma voluntária e ajudam por meio de um contato direto e agindo como interlocutores entre o poder público e a comunidade.

Segundo Dinário Lemos, coordenador da Defesa Civil, essas áreas de risco receberão lonas para tentar evitar os encharcamento das barreiras e isso ocasione um deslizamento.