Os comerciantes do município de Maragogi vêm denunciando a queda do movimento de clientes, principalmente de turistas, em alguns pontos da orla, em decorrência dos esgotos expostos na areia da praia.
Ao lado de um restaurante, um internauta fez um registro e enviou ao CadaMinuto. “Isso já virou problema crônico, que inclusive foi promessa de campanha do atual prefeito, mas até agora nenhuma medida foi tomada para solucionar. No fim, quem paga por isso somos nós, a população e os turistas”, desabafou um dos comerciantes.
O grupo cobra uma maior celeridade nos projetos de saneamento básico, pois a pouca movimentação na orla acaba afetando a economia e ainda causa o desemprego. “É comprovado que o esgoto a céu aberto afeta diretamente nosso movimento. Estamos apelando para o prefeito tomar uma atitude que possa nos ajudar a manter o nosso comércio e os trabalhos das pessoas que sobrevivem desses empregos” disse outro dono de restaurante.
No entanto, o Secretário de Patrimônio de Maragogi, Elanjane Fideles, informou que a língua suja que aparece na imagem não é do esgoto e, sim, do sistema pluvial do município. “A nossa rede pluvial continua sendo ligada e automaticamente quando sofremos muitas chuvas é inevitável que ela desça ao mar. Infelizmente ainda existem algumas pessoas desses conjuntos habitacionais próximos que não fizeram a devida ligação correta dessa rede para o esgotamento sanitário e pode acontecer de ter soltado algum dejeto dessa parte pluvial”, explicou.
Fidélis ainda disse que não existe mais o sistema antigo de drenagem ligada diretamente ao mar e que toda a área foi reformulada.
Por fim, ele ainda relatou que está sendo concluída uma obra de abril do ano passado, assinada pelo governador Renan Filho, de reestruturação do esgotamento sanitário de uma grota da região, o que vai evitar que novos problemas como estes apareçam.










