Incentivar o hábito da leitura é o objetivo de mais uma edição do projeto Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), promovido pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult). Por meio do projeto ‘Adote um Idoso’, estudantes de escolas públicas de Alagoas levam mais dignidade aos abrigos em Maceió, com atividades de incentivo à escrita e à leitura.

O projeto demanda que os estudantes e voluntários visitem os abrigos e adotem um idoso, sendo um tipo de guia, escrevendo e lendo cartas para eles. A ação foi elaborada pensando no bem-estar daqueles que, por muitas vezes, são esquecidos pela própria família e não conseguem mais ler, devido a problemas com a visão.

De acordo com a bibliotecária e coordenadora do Proler em Alagoas, Almiraci Dantas, este ano, mais de 130 idosos dos abrigos Casa da Velhice Luiza de Marilac, Abrigo São Vicente de Paulo e Abrigo São Francisco de Assis receberão visitas de alunos das escolas SESI, Antidio Vieira, escola Estadual Bom Conselho e outra escola da rede municipal.

“A gente percebe que ao mesmo tempo em que estamos trabalhando a escrita e a leitura com o adolescente, estamos promovendo o respeito dele para com o idoso e estabelecendo uma relação amorosa com o "adotado", e de certa forma, o idoso começa a se tornar uma pessoa da família”, disse a bibliotecária.

Para adotar um idoso é necessário procurar a Biblioteca Estadual Graciliano Ramos, localizada na Praça Dom Pedro II, no centro de Maceió, informando que quer ser padrinho, e lá serão informados todos os procedimentos.

Segundo Almiraci, “o objetivo do projeto é fazer e promover uma relação social e amorosa entre os idosos e os alunos e voluntariado”.

Caso alguém tenha interesse em participar ou saber mais informações sobre o projeto Proler, podem entrar em contato por meio do número 3315-7877.