Durante uma entrevista a reportagem do CadaMinuto, o Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior fez um balanço das ações da SSP nesses três primeiros meses de 2018.

Segundo o secretário, durante as ações integradas das polícias sempre existem um grande número de prisões. “Só nesses primeiros meses, dezenas de homicidas e criminosos foram tirados de circulação”. Por este motivo, recentemente foi feito uma parceria entre o Sistema Prisional de Alagoas e a SSP.

“O Sistema Prisional vai disponibilizar cerca de 90 vagas semanais para que a polícia Civil possa transferir os presos para lá. Isso equivale a um total de 360 presos que vão subir para o sistema mensalmente”.  

O governo do Estado tem cerca de 6.700 homens trabalhando para a segurança Em relação a esse número de efetivos, o secretário disse que quanto mais efetivos melhor, porém no momento este número está sendo suficiente.

No ano passado foi realizado um concurso com 1.000 vagas para PM e ainda este ano o governador afirmou que será terá um novo concurso com mais 500 vagas, aumentando em 1500 o número de homens trabalhando para a segurança em AL. Veja vídeo;

Outras ações

Manoel Acácio afirmou também que o governador não está atuando apenas no aumento do número de efetivos, como também em outras ações da segurança como é o caso dos projetos Força Tarefa que vem trazendo mais homens e viaturas para as ruas e a Ronda no bairro que foi implantada recentemente, mas que vem reduzindo significativamente o número de assaltos em Maceió.

De acordo com o Secretario, o programa que foi inicialmente implantado no Jacintinho e expandido para a Orla marítima, tem como próximo foco o bairro do Benedito Bentes, um dos bairros com maior número de indicadores negativos na Capital.

Criminalidade dentro dos Presídios

Em muitas operações realizadas pelas policias são constatados que os líderes das quadrilhas são criminosos que já estão dentro do sistema prisional. Segundo Acácio, nesses casos é informado ao secretário do sistema prisional para que ele tome as medidas necessárias.

“Infelizmente essas praticas existem e vão continuar existindo, mas cabe a gente com as nossas ações reduzir cada vez mais esse tipo de pratica”, afirmou.  

“O crime se dinamiza com o tempo, então a gente também tem que ser dinâmico para coibir essas praticas. A SSP está integrada tanto com as polícias, como também com o Sistema Prisional para impedir essa pratica dentro dos presídios”.

Disk Denúncia

De acordo com o secretario, o Disk Denuncia é uma ferramenta essencial para as policias civil e militar. “É uma ferramenta gratuita e que tem facilitado o desfecho de muitos casos”.

Por meio do 181, é possível denunciar ocorrências de criminalidade com a garantia do sigilo de quem passa a informação. Além disso, o serviço atua em denúncias referentes, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, localização de foragidos e pessoas envolvidas com roubo a banco e prática de homicídio.

*Estagiária