No Brasil, hoje (30) não é apenas um feriado para evitar de comer carne, beber apenas vinho e seguir outros rituais tradicionais. O dia da “Sexta-feira da Paixão” tem um significado bem maior para os cristãos: É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo.
O dia da Paixão de Cristo é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. Ele é calculado como sendo a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
Ele antecede sempre o domingo de Páscoa e é o primeiro dia que começa na noite da celebração da Missa da Ceia do Senhor do Tríduo Pascal. A data também pode coincidir com a Páscoa Judaica.
No Brasil, mesmo sendo um Estado Laico, o feriado ocorre devido à questões culturais, ao qual na época do Brasil colônia quando o nosso país era dependente de Portugal, a religião oficial era o catolicismo.
A data também é celebrada em vários países do mundo em que a maioria da população é cristã. Por aqui não é diferente: 86,4% dos brasileiros são cristãos, segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número torna o Brasil como a maior comunidade cristã do mundo.
*Estagiário









