Em resposta a matéria "Em Alagoas, acesso ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor gera atritos entre os Procons", publicada no CadaMinuto, o PROCON Alagoas, por meio de sua assessoria de Comunicação, encaminhou uma nota criticando a suposta parcialidade das informações noticiadas, alegando que tal atrito não existe, e desmentindo, portanto, as afirmações do superintendente do PROCON de Maceió.
O problema também foi confirmado pela assessoria Jurídica do PROCON AL, mas as falas do entrevistado - indicado pelo próprio PROCON AL para a entrevista - foram excluídas da reportagem a pedido também do órgão.
Reafirmando que o atrito existe - e já foi alvo inclusive de pronunciamento do deputado Rodrigo Cunha na Assenbleia Legislativa -, o CadaMinuto reitera o compromisso de seus jornalistas com os fatos e repudia as afirmações levianas contidas na nota, acusando a reportagem de "tendenciosa" e "desleal".
Entendendo por fim que, como assumiu recentemente o cargo, o novo diretor-presidente do PROCON AL ainda não deve ter conhecimento do assunto.
Segue a nota, na íntegra:
NOTA DE INSATISFAÇÃO - CADA MINUTO
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) vem por meio desta nota, manifestar a insatisfação quanto a reportagem publicada com o título, "Em Alagoas, acesso ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor gera atritos entre os Procons", pela parcialidade das informações noticiadas pelo portal de notícias
Cada Minuto.
Apenas a título de exemplificação, a forma desleal e tendenciosa de noticiar fatos se revela nas notícias divulgadas por tal site.
Desde ao título da matéria, repecurte um assunto falso, na tentativa de criar uma discussão entre instituições estadual e municipal, algo que não existe.
O Procon tem trabalhado arduamente para a aproximação do instituto à sociedade, pela transparência e boas práticas.
Vemos descontentemente quem se utiliza dos veículos de comunicação deliberadamente para produzir ou disseminar informações não-verdadeiras.