A maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPPA) está fechada por tempo indeterminado, devido à superlotação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. A informação foi anunciada na tarde desta segunda-feira (26) pela superintendência do HU, por meio da assessoria de Comunicação.

 

Em nota, o HUPPA informou que o a maternidade tem capacidade apenas para dez leitos, porém no momento existem 14 recém-nascidos na unidade. “Outro agravante é que não termos respiradores para atender toda a essa demanda, colocando em risco iminente de termos um desfecho grave, que seria o óbito dessas crianças”.

 

Ainda de acordo com a nota, a transferência das gestantes, com indicação de resolução absoluta, para outros hospitais já foi solicitada pela gestão do hospital.

 

“Em ofício enviado para a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Federal e Coordenação do Centro de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, o superintendente em exercício explica o motivo do fechamento temporário e solicita cooperação”, destaca um trecho do documento.

 

Além do fechamento da maternidade para novas internações, o HU solicita também a transferência de quatro gestantes, entre elas uma gemelar, para outras maternidades, alegando ausência de condições para receber os recém-nascidos.

 

Por meio da assessoria de Comunicação, a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) disse à reportagem do CadaMinuto que, ao tomar ciência da situação do HU, a direção já informou à Uncisal, Sesau e Ministério Público Federal que tem apenas dois leitos para gestantes de alto risco para disponibilizar ao Hospital Universitário, garantindo, além disso, o atendimento à demanda normal.

 

*Estagiária, com Assessoria