São três cromossomos 21 em toda ou na maior parte das células de um indivíduo. É essa característica que faz da pessoa com Síndrome de Down um ser humano para lá de especial. E 21 de março (21/03) foi escolhido como data a ser celebrada pela comunidade científica internacional, inclusive no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), como o dia da Síndrome de Down em todo o mundo, fazendo alusão ao significado desses números.

 

Em Maceió, o Instituto Amor 21 vai realizar diversas ações, iniciando no domingo (18) na orla de Ponta Verde, seguindo até o dia 26. Atividades como oficina de gastronomia, sessão de cinema, atividades físicas recreativas, palestras em instituições de ensino e empresas, além de momentos de interação e inclusão são os destaques que a entidade preparou para comemorar a data.

 

Segundo a enfermeira e presidente do Instituto Amor 21, Neila Sabino, as ações começam no domingo (18) na orla de Ponta Verde (em frente ao restaurante Lopana), a partir das 10h, com a apresentação da banda Cazuadinha, presença de um dos únicos chefs com Síndrome de Down, graduados em gastronomia, o chef Lipe, vendendo seu hot dog gourmet. “Estamos montando uma estrutura com tendas e palco, a previsão para essa atividade, é reunirmos cerca de 300 pessoas,” observou Neila Sabino.

 

O tema do ano de 2018

 

A Down Syndrome International escolheu o tema Como Contribuo Com Minha Comunidade para que se reflita sobre as significativas contribuições das pessoas com Síndrome de Down no trabalho, escola, política, cultura, esportes, etc. Além de mostrar a importância do empoderamento, para que essas pessoas possam desenvolver suas autonomias e defendam seus direitos e oportunidades de contribuir para a sociedade.

 

"Todas pessoas com Síndrome de Down devem ter oportunidades de contribuir para a comunidade e viver vidas valiosas, incluídas plenamente, em igualdade de oportunidades, em todos os aspectos da sociedade,” explicou a presidente do Amor 21.

 

Confira a programação completa

 

Domingo 18/03 - 10h: Rua Fechada - DJ Cacá e Banda Cazuadinha

 

Terça 20/03 - 14h:

UNIT – evento festivo com as crianças do Amor 21 participantes do projeto Fisioterapia Aquática

 

Quarta 21/03 - 14h:

FAT - Oficina de culinária (hambúrgueres e molhos artesanais) para o jovens com síndrome de Down

 

Quinta 22/03 - 10h:

Sessão pública na Câmara Municipal de Maceió para debater o tema da campanha 2018: O que posso fazer para minha comunidade? (participação com depoimento dos jovens do Projeto Emprego Apoiado)

 

Sábado 24/03 - 9h:

Vila Crescer - recreação para crianças SD de 04 a 08 anos

 

Domingo 25/03:

Shopping Pátio Maceió

10h30 – Sessão de Cinema exclusiva para pessoas com síndrome de Down 12h00 – Recreação: Zumba, Contação de histórias, brinquedos, etc.

 

Segunda 26/03: 16h

 

Palestra na Apae