Duas salgadeiras de couro vizinhas ao matadouro de Penedo foram interditadas nesta segunda-feira (12), durante operação da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O prédio de abate já havia sido fechado pela força tarefa na sua primeira etapa, em 2014.
Segundo a coordenação da Equipe de Produtos de Origem Animal, os estabelecimentos foram fechados por irregularidades. "A Adeal [Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas] e o IMA [Instituto do Meio Ambiente de Alagoas] interditaram as salgadeiras por ausência de registro no órgão sanitário competente e a falta de licenciamento ambiental" justificou a coordenação que também lavrou autos de infração pela mesma conduta.
O Batalhão de Policiamento Ambiental procura, neste momento, os responsáveis pelos empreendimentos irregulares, que acumulam resíduos sólidos a céu aberto.
Os policiais lavrarão um termo circunstanciado de ocorrência por fazer funcionar atividade potencialmente poluidora sem licença ambiental, que está previsto no art.60 da Lei de Crimes Ambientais.