Maceió é responsável por quase 50% das microempresas do Estado, seguida pelo município de Arapiraca que aparece com 8,8%. Embora Alagoas apresente taxa de sobrevivência empresarial superior à média nacional, 81% contra 76%, de acordo com dados da última Pesquisa de Sobrevivência das Empresas no Brasil, ainda é muito comum o encerramento de atividades entre os primeiros dois anos de funcionamento. 

De acordo com o estudo, as características relacionadas aos empresários são determinantes: o planejamento prévio à abertura e a gestão do negócio. Na maioria das vezes, ao abrir a empresa, o empresário não levantou informações importantes sobre o mercado e não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa. 38% não identificaram necessidades atendidas pelo mercado e 21% não identificaram o público-alvo do negócio, por exemplo.

“Um maior tempo de planejamento permite que se conheça melhor o mercado antes de abrir a empresa, o que tende a aumentar as chances de sucesso, ampliando a sobrevida do negócio. Também é necessário instituir metas e objetivos e utilizar um plano de ações para atingi-los”, afirma a especialista em marketing e sócia da agência Like a Box, Laís Casado. 

Para continuar no mercado, além dessa, outras dicas são essenciais. Fazer o plano de negócios da empresa, identificar os concorrentes, oportunidades, ameaças, fazer o planejamento financeiro com um profissional especializado, além de um bom planejamento de marketing para divulgar os produtos e serviços.

Um pensamento comum é achar que marketing é para grandes empresas, enquanto isso as “eupresas”, ou seja, os empresários que concentram em si todos os departamentos da companhia, como é o caso dos profissionais liberais que fazem os trabalhos no feeling, na experimentação, e desperdiçam energia corrigindo erros que não teriam sido criados se o planejamento tivesse existido.

“Em tempos de internet se tornou cada vez mais fácil anunciar a baixo custo, no entanto, até para as redes sociais é preciso planejar. Planejar o conteúdo, planejar os impulsionamentos e os respectivos investimentos, planejar a identidade visual, o processo de logística e muitos outros detalhes”, afirma o especialista em marketing digital e também sócio da Like a Box, Raphael Falcão.

Para auxiliar os empresários na construção e planejamento do negócio, nos dia 19 de março, às 17h, haverá um grande e completo evento que vai abordar o marketing sob três óticas diferentes e necessárias para o sucesso da empresa: marketing estratégico, marketing pessoal/ profissional e marketing digital. 

“O evento será realizado num formato único no Estado. Um happy hour descontraído e ao ar livre, com chopp liberado, tudo para proporcionar muito conhecimento e networking aos empresários”, afirma Meline Lopes, também sócia da Like a Box e especialista em marketing digital. 

Informações:
Data: 19 de março
Abertura do evento: 16h
Início das palestras:17h
Valor do ingresso: R$ 127,00 (segundo lote) e R$ 147,00 (terceiro lote)
Encerramento: 22h
Local: Villa Maceió Food Park - Ponta Verde
Ingressos: http://bit.ly/mktdaymaceio