Os bancos de imagens são essenciais para desenvolver o seu plano de comunicação e marketing empresarial, sempre que quiser dar uma boa imagem e conquistar assinantes para as suas newsletters.

Assim sendo, você precisa de conteúdo muito original e que faça você se destacar da concorrência.

Tenha em mente que um conteúdo visual bem trabalhado é essencial para estabelecer a imagem da sua marca ou empresa.

Fundos, infografia, ilustrações, cartões, memes ... ajudam as marcas a criar uma identidade visual ao seu redor, permitindo ao usuário reconhecê-las e diferenciá-las da concorrência.

Nesse sentido, existem diferentes bancos de imagens no mercado, tanto grátis quanto pagos, onde você encontrará, com toda a segurança, o suporte perfeito para reforçar a sua imagem de marca.

Dessa forma, se precisa de fotografias profissionais, mas não tem recursos para investir em um fotógrafo, recomendamos que você continue lendo porque vamos-lhe contar vários detalhes importantes sobre bancos de imagens.

O que são Bancos de imagens?

De forma simples, um banco de imagens é um site onde você pode comprar e baixar fotografias sem direitos de autor ou com a possibilidade de uso não comercial, para usar nos seus artigos, design do seu site, suas criatividades em redes sociais e, claro, a imagem da sua newsletter.

Como dissemos, existem bancos de imagens de dois tipos: grátis e pagos. O último geralmente funciona através de taxas ou assinaturas diferentes, ou seja, você pode baixar um certo número de fotos de acordo com o plano que contratou.

No caso dos gratuitos, a quantidade de downloads é geralmente ilimitada, embora a qualidade do material não seja tão alta como a que obtém de um banco de imagens pagas.

Quanto aos tamanhos das fotografias, o mais comum é encontrá-las com diferentes opções: pequenas, médias, grandes, para a web ou, vetores (em .psd ou .ai), que lhe permitirão trabalhar com elas de acordo com as necessidades que tenha.

Outro ponto importante a ser observado é o formato do material que você pode baixar num banco de imagens. Normalmente, além disso, eles também tendem a oferecer outros recursos, como vídeos, gifs, ícones ou brindes. Um bom banco de imagens grátis que você pode utilizar é o Burst, já que o mesmo contém milhares de fotografias para uso comercial e que pode baixar sem necessitar de inserir qualquer tipo de informação (como email ou CPF.

Recomendações úteis para usar bancos de imagens gratuitos 

Embora os bancos de imagens sejam um recurso muito útil, é necessário que tenha uma série de considerações antes de usá-las, nomeadamente:

· Não abuse deles - A realidade é que suas imagens não são inteiramente "reais". Ou seja, se você tem uma empresa e na seção "nós" do seu site, colocou uma imagem

bancária, o resultado não será tão realista e fechado como se você carregasse uma fotografia de todos os membros de sua equipe.

· Use sempre a mesma linha de visão - Se você decidir usar imagens bancárias nas fotografias do seu site ou blog, o nosso conselho é que você use sempre o mesmo tipo de foto para seguir uma linha visual unitária.

· Contribua com um toque pessoal para as imagens – De forma a que as imagens não parecem tão "irreais", algumas dicas simples passam por aplicar um filtro ou efeito no Photoshop com suas cores corporativas, adicionar uma marca d'água ou incluir o logotipo da sua empresa nas imagens.

Como preparar uma imagem para colocar numa newsletter?

Ao trabalhar as imagens do seu site ou blog e também quando você os inclui na sua newsletter é importante fazê-lo com material de alta qualidade. Lembre-se de que as imagens são um recurso que ajuda a chamar a atenção do usuário que visita seu site e o que você procura é deixar uma marca na sua memória.

Nesse sentido, a melhor opção é usar imagens que tenham uma ótima qualidade, mas a grande desvantagem delas é seu tamanho é excessivamente grande e o tempo que elas demoram a serem carregadas (tornando o seu site bastante lento).

Portanto, você deve preparar suas imagens antes de enviá-las para o seu site e sua newsletter, com o objetivo de reduzir o tamanho, mantendo a sua qualidade.

Existem algumas ferramentas que pode utilizar nesse sentido, sendo que vamos apresentar-lhe duas de seguida.

1 – Photoshop

Se você usa o Adobe Photoshop para trabalhar as suas imagens, você deve saber que existe uma opção para salvar suas imagens em formato web, ou seja, com a resolução necessária para o tamanho que você precisa, mas com um peso menor.

O processo para "Salvar para web" no Photoshop é o seguinte:

· Você abre a imagem do seu computador, através do "arquivo" (menu superior), seleciona a opção "Salvar para a web" ou clica no teclado na seguinte combinação: Alt + Shift + Ctrl + S.

· Em seguida, é aberta uma janela na qual você pode selecionar alguns parâmetros para salvar sua imagem: nome do arquivo, formato (.jpg, .png, .gif), cores ou tamanho. O último é um dos mais importantes.

· Assim, no tamanho da imagem, você deve adicionar uma largura que não exceda 600px se você precisar da sua newsletter e 900 ou 1000px se for enviá-la para o seu site ou blog. Meu conselho é que você adapte essas medidas de acordo com suas necessidades específicas. Quando você adiciona a largura, a altura é alterada automaticamente.

· Agora que você tem a imagem otimizada ao seu gosto, é hora de salvá-la no seu computador.

2 – WP Smush

Se você usa o WordPress como CMS para o seu site, deve instalar este plugin gratuito e extremamente útil.

O WP Smush cuida do redimensionamento, otimização e compressão de todas as suas imagens sem perder a qualidade. Quanto às suas funcionalidades, ele permite otimizar as imagens que você já hospedou em seu site, bem como as que você carrega a partir de sua instalação. Uma vez comprimido, você pode inseri-los na sua newsletter.

Como vê, os bancos de imagens são essenciais para que a sua empresa consiga transmitir uma imagem coerente e que cative a atenção dos usuários.

Encontre seus bancos de imagens | Current News