O vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP) faz questão de agenda intensa todas as vezes que assume o cargo de prefeito interino de Maceió. São entrevistas e compromissos públicos que se seguem, evidentemente, o com o aval de Rui Palmeira (PSDB). 

Marcelo Palmeira foi o vice que nunca incomodou a gestão. Agora, torce para que Rui Palmeira seja candidato e ele possa assumir o comando do município. Claro: se isto ocorrer, o vice-prefeito fará novas composições políticas e começa a se projetar no cenário não mais como um “vice”, mas com um protagonismo que também visa futuro em algum Legislativo. 

O vice-prefeito sabe da importância da candidatura de Rui Palmeira para ele mesmo e o grupo político do qual faz parte, que inclui o senador Benedito de Lira (PP). Se pensou em uma candidatura a deputado estadual recentemente, caso Rui Palmeira permanecesse na Prefeitura de Maceió, o vice sabe que pode ter perdido o “tempo”, pois precisaria ter trabalhado desde antes as suas bases eleitorais. 

Optou por esperar o tempo do prefeito. 

Agora, torce por uma candidatura do tucano. Para Marcelo Palmeira - e isto ele fala a pessoas próximas e para alguns líderes partidários - a candidatura do tucano é dada como certa ao governo do Estado de Alagoas. Diante dos holofotes da imprensa, o discurso é mais cauteloso: “ainda não há nada definido. Rui Palmeira tem até o dia 7 de abril”. 

Todavia, faz questão de frisar a movimentação dos partidos Democratas, PP, PSDB, PR e PROS para lançar Rui Palmeira candidato o quanto antes. “Eles entendem que Rui é o melhor nome para concorrer ao cargo, mas isso é ele quem vai decidir", colocou em recente reportagem. 

Para Palmeira, nas eleições de 2016, já havia esse clima de uma candidatura de Rui ao governo do Estado de Alagoas. O vice frisa que é o único nome com condições de bater de frente com Renan Filho. 

Mas entre avanços e recuos em sua fala, Marcelo Palmeira diz que apoiará Rui Palmeira naquilo que ele decidir, seja ser candidato ou continuar na prefeitura. O vice diz que a parceria com o tucano está mantida independente de candidatura. 

Estou no twitter: @lulavilar