Cem participantes já iniciaram o curso para formação de novas lideranças políticas que irá prepará-los para possíveis candidaturas ao Poder Legislativo. Eles foram selecionados entre milhares de inscritos para receber uma bolsa mensal de auxílio que varia de R$ 5 a R$ 12 mil para que possam se dedicar com exclusividade à formação.
O curso iniciou em janeiro e vai até julho, com aulas presenciais e à distância, e aborda temas como Liderança Positiva, Teoria Geral do Estado, Inovações Políticas, Desafios do Brasil, Marketing Político, entre outras disciplinas.
Para seguir no projeto até julho, prazo final do curso, os bolsistas terão de cumprir carga horária mínima de 200 horas e ter 80% de aprovação das avaliações feitas ao longo do semestre, além de seguirem alinhados com o propósito do RenovaBR de trabalhar pela ética, democracia e vontade de servir à sociedade.
“O primeiro módulo já foi cumprido com aulas presenciais muito produtivas em São Paulo, oportunidade em que os selecionados puderam adquirir conhecimento tanto acerca da formação política partidária, quanto acerca de outras temáticas relevantes para o Brasil. Na minha opinião, o RenovaBR conseguiu reunir diversas pautas necessárias para a renovação do cenário político partidário do Brasil dentro de um grupo de pessoas engajadas com esse propósito”, afirma Maria Tavares.
Na capital paulista foram duas semanas de atividades em dois turnos. As disciplinas foram ministradas por professores altamente capacitados que trataram de temas cruciais para ampliar a compreensão do papel dos políticos enquanto representantes da sociedade, funcionamento dos poderes, liderança e propósito na política e temas relevantes de Brasil. A intenção é prepará-los para possíveis candidaturas a deputados estaduais e federais, bem como ajudá-los a desenvolver sua capacidade de diálogo e convergência para solução dos problemas do Brasil. O curso do RenovaBR mescla aulas presenciais e à distância. A carga horária total é de 240 horas, entre atividades obrigatórias e eletivas.
Além disso, cada bolsista terá acompanhamento de um coach da SBCoaching durante todo o processo. Será um profissional habilitado para orientar o bolsista a encontrar suas maiores competências, potencializar suas habilidades e produzir mudanças positivas para transformá-lo em um líder da renovação política.
“Eu entrei no processo seletivo do RenovaBR sem saber muito ao certo como seria ofertada a preparação para uma futura postulação eleitoral. Durante o processo, percebi que o RenovaBR buscou selecionar pessoas éticas e compromissadas que pudessem melhor servir a sociedade”, reforça.
O processo seletivo foi composto por cinco etapas, uma prova de apresentação, uma de integridade e eficiência, outra de raciocínio lógico e depois duas entrevistas, uma online e outra pessoalmente.
Diferente do que se prega em partidos políticos, no RenovaBR só são aceitos cidadãos comuns, sem histórico político. Advogada e professora, Maria tem formação acadêmica pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e mestrado em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), tem escritório de advocacia com atuação na área civil. Leciona desde 2008 a disciplina de Processo Civil em graduação e pós-graduação, fazendo parte de um projeto social que leva cidadania às escolas estaduais de Alagoas, denominado “Fale, educação”.
“Sou uma inquieta nata. Ao longo da minha vida, percebi que a minha inquietação poderia servir à sociedade, tanto atuando em prol de objetivos comuns como em prol de objetivos estranhos às minhas necessidades. Nos últimos anos, essa minha inquietude tem aumentado, tendo em vista os últimos acontecimentos que levaram o nosso país a atual situação, e, como não consigo ficar à mercê de decisões políticas, resolvi participar ativamente da formação para a política partidária”, completa Maria.
O RenovaBR
O RenovaBR é um projeto criado para capacitar cidadãos para ingressarem na política. O objetivo é preparar pessoas que nunca ocuparam cargos públicos eletivos para possíveis candidaturas a deputados estaduais e federais, bem como ajudá-las a desenvolver capacidade de diálogo e convergência para solução dos problemas do Brasil. Dessa forma, o RenovaBR espera contribuir para a renovação do cenário político nacional.
“O RenovaBR trabalha com três premissas básicas: democracia, ética e vontade de servir à sociedade”, reforça Eduardo Mufarej, idealizador do projeto.









