O ex-vereador do município de Rio Largo, Alexandre Cardoso da Silva, e o irmão dele Carlos Jorge Cardoso da Silva, serão levados a júri popular nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, às 8h, no Fórum da Capital. Conhecidos como Jorge Pagão e Júnior Pagão, os irmãos são acusados de serem autores intelectuais do assassinato de Valdiano José da Silva, em fevereiro de 2005.
O júri popular foi transferido para a Comarca da Capital a fim de garantir a imparcialidade do julgamento. Durante o Juízo em primeiro grau, várias pessoas informaram que a população local mantinha certo temor em relação à família “Pagão”, por isso a decisão de realizar o julgamento fora da Comarca do município.
O julgamento será conduzido pelo juiz John Silas da Silva.
O crime
Segundo os autos, o crime aconteceu no dia 17 de fevereiro de 2005, por volta das 20h30, na Mata do Rolo, em Rio Largo. Os irmãos “Pagãos” teriam contratado José Ricardo Simão e Fernando Kléber Hortêncio da Costa, que foram deconectados deste processo, para assassinar Valdiano José da Silva. A vítima foi atingida por diversos disparos.
Segundo o depoimento de uma testemunha, o crime teria sido encomendado após os irmãos tomarem conhecimento de que a vítima estaria furtando medidores de água nas residências e cortado uma pessoa com um facão.
*Com Dicom TJ/ AL