Muitas pessoas ainda se surpreendem quando escutam falar em cegos praticando esportes, assim como acontece em quase todos os outros aspectos que envolvam a vida de um deficiente visual, seja nas tarefas do dia a dia ou em qualquer outra situação. Pensando nisso, a reportagem do Cada Minuto conversou com uma estudante que perdeu a visão há mais de 14 anos e encontrou no esporte motivos para seguir em frente.

A dona de casa e estudante Mirian Caetano, de 49 anos, perdeu a visão aos 35 anos devido a um glaucoma. “Eu simplesmente acordei e não conseguir enxergar nada, só depois descobri a causa da minha cegueira”.

Mirian conta que no início foi muito difícil à adaptação e que nunca foi praticante de esportes, mas depois de conhecer a Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, localizada no Centro de Maceió, sua vida mudou totalmente.

 

Foto: Reprodução

 

A estudante disse que começou a frequentar aulas de natação logo após o diagnóstico. “Eu descobri que a minha limitação física não me impedia de praticar esportes”. Em seguida Mirian fez judô, capoeira, e atualmente faz parte da equipe alagoana de Golbol.

O Golbol é um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Praticado em Maceió há mais de treze anos, o time alagoano atualmente composto por quinze atletas e dois técnicos já competem em outros Estados do Brasil.

De acordo com Walter Simões, um dos professores da equipe, esse ano será o terceiro em que a equipe alagoana – que é composta tanto por homens, quanto por mulheres – irá participar de um campeonato brasileiro.

Mirian revelou para a nossa reportagem que no início sofreu muito preconceito, mas que apesar de tudo conseguiu superar e seguiu enfrentando os desafios que a vida a impôs e que não vai parar por aqui. “Eu nunca pensei em desistir. A minha vida agora é muito melhor do que quando eu enxergava. Agora consigo ver o mundo de outra forma, o mundo é nosso... Temos que enfrentar nossos desafios para conseguir vencê-los”.

Regras

 

 

O jogo é realizado em uma quadra de tamanho semelhante à de vôlei. São três jogadores em cada equipe, que lançam a bola, rolando no piso da quadra, para tentar fazer o gol. A outra equipe tenta impedir o gol com os três jogadores deitando-se no piso para realizar a defesa da bola lançada pelo adversário e, assim, a disputa segue em duas etapas; vence o jogo a equipe que conseguir o maior número de gols.

Um detalhe importante é que durante toda a partida não pode haver nenhum tipo de barulho no ginásio, para que não venha tirar a concentração dos jogadores. A partida tem duração de dois tempos de 12 minutos e ganha quem conseguir melhor pontuação de gols.

*Estagiárias